Business Intelligence (BI) é um conjunto de processos que está se tornando cada vez mais popular no setor industrial, pois, através do cruzamento dos dados, os gestores têm mais assertividade na tomada de decisões, aumentando a eficiência e reduzindo os custos da indústria. Se você deseja saber mais sobre o que é e como funciona o BI, bem como suas vantagens para a indústria, continue este artigo e confira.
Leia Também: 5 Etapas do Processo de Tomada de Decisão
O que é Business Intelligence e quais suas vantagens?
O Business Intelligence (BI) não é uma ferramenta, mas sim um conjunto de processos que utiliza a tecnologia para analisar, monitorar e gerenciar dados relevantes para o funcionamento de uma indústria.
Se bem aplicado, o BI auxilia à gestão da indústria a tomar melhores decisões, além de ajudar a otimizar seus processos internos. O BI também pode ser usado para monitorar o controle interno da indústria, detectar potenciais problemas e identificar oportunidades de crescimento nos diferentes setores industriais.
O Business Intelligence oferece vários benefícios às indústrias, principalmente no que diz respeito à gestão. Entre as vantagens do BI, destacamos as 5 principais. Continue a leitura e confira.

5 Vantagens do Business Intelligence para as Indústrias
Como você pôde perceber até aqui, uma das principais atribuições do BI é a otimização dos processos de gestão industrial. Logo, para saber mais sobre as vantagens que esse método oferece, confira os destaques a seguir:
1. Melhora na tomada de decisões
O BI auxilia para uma tomada de decisões mais assertiva, uma vez que permite aos gestores analisar os dados de forma estratégica e apontar os melhores caminhos a serem seguidos. Isso acontece porque o método fornece um quadro completo dos dados da indústria, permitindo que os gestores obtenham um panorama geral e tomem decisões baseadas em informações refinadas.
2 – Aumento na produtividade industrial
As ferramentas de BI automatizam as tarefas repetitivas, como a extração e análise de dados, por exemplo, permitindo que os funcionários se concentrem nas atividades mais produtivas.
3 – Acesso à informação
o BI proporciona uma visão global da indústria, pois facilita o acesso a informações de todos os departamentos. As informações ficam organizadas de forma estruturada e é possível obter rapidamente um diagnóstico de determinada situação.
4 – Redução de custos
O método pode ajudar as indústrias a economizarem custos operacionais, reduzindo o número de erros e desperdícios, além de melhorar a eficiência nos processos internos.
5 – Melhora a gestão
O BI melhora a gestão industrial fornecendo informações sobre os indicadores de desempenho, ajudando a identificar os gargalos na produção e propondo soluções para eliminá-los, a fim de oportunizar melhorias na gestão dos setores da indústria.
Como você pôde notar, ao aplicar o BI, os resultados obtidos nos processos da indústria podem atingir maior performance. Para saber como funciona o Business Intelligence na prática, continue a leitura e confira.
Leia Também: Entenda Por Que Toda Indústria Precisa de um Sistema de Gerenciamento de Projetos
Como Funciona o Business Intelligence?
Para colocar o Business Intelligence em prática em uma indústria, é necessário realizar algumas etapas, confira:
- Coleta de dados: primeiramente, você deve coletar os dados relevantes para cada um dos setores industriais. Esses dados podem ser obtidos através de fontes internas (como registros de ações) ou externas (como pesquisas). É importante garantir que os dados sejam consistentes e completos antes de prosseguir com o método.
- Organização e análise: no momento em que você tem todos os dados necessários para obter bons insights, é hora de organizá-los de forma sistematizada e visual em um banco de dados e analisá-los para extrair informações úteis para traçar estratégias de gestão. Existem várias maneiras de fazer isso, mas alguns dos métodos populares incluem análise exploratória de dados (EDA), análise estatística e análise preditiva.
- Ação e monitoramento: a ação consiste na tomada de decisões. Os gestores devem tomar como base as informações analisadas com objetivo de tomar as melhores decisões para os setores, monitorando cada etapa e processo da indústria, para que, caso os resultados não saiam conforme o esperado, seja possível voltar à etapa inicial e repetir o processo.
Um ERP que oferece módulos com pastas de BI para o levantamento e análise de dados e dashboards personalizáveis para atender as necessidades específicas de cada setor industrial é a SGPlan. Confira a seguir como funcionam na prática a função BI nos módulos da SGPlan através do vídeo abaixo. Basta você apertar play e acompanhar.
Ao longo deste artigo, você pôde perceber que o BI proporciona uma visão global da indústria, facilita o acesso às informações, ajuda na tomada de decisões estratégicas, reduz os custos e aumenta a produtividade. Para saber como melhorar os resultados de sua indústria, continue a leitura e conheça a SGPlan.
Conte com Pastas Exclusivas de BI na SGPlan
A SGPlan conta com pastas de Business Intelligence em cada módulo do sistema, permitindo a integração dos dados e informações dos diferentes setores. Portanto, cruze os dados, análise por meio de painéis dinâmicos e tome decisões mais assertivas com a SGPlan.
Convidamos você a conhecer a nossa plataforma que simplifica esse e muitos outros processos da gestão industrial. Acesse o nosso site ou entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp. Aguardamos o seu contato.
Última atualização em 3 de setembro de 2024