Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Métodos e Critérios de Priorização de Projetos Industriais

Na indústria, o sucesso não é medido apenas pela quantidade de projetos executados, mas pela habilidade de priorizar e de concentrar recursos nos projetos certos. Os métodos e os critérios de priorização de projetos industriais é essencial nesse processo, permitindo que gestores experientes otimizem o fluxo de trabalho e evitem a sobrecarga de tarefas.

Pensando nisso, ao longo deste texto, exploramos os métodos e os critérios que as empresas utilizam para determinar quais projetos merecem destaque, levando em consideração aspectos financeiros, estratégicos e de risco.

Leia também: Entenda o Que é Gestão de Portfólio de Projetos

A Matriz de Priorização de Projetos

A matriz de priorização de projetos industriais é um recurso que fornece uma visão organizada das prioridades e facilita a alocação eficiente de recursos. Essa matriz envolve a criação de uma grade na qual os projetos são avaliados com base em critérios predefinidos. 

Dessa forma, os projetos são classificados em categorias, destacando aqueles que merecem atenção prioritária. Caso você tenha dúvida sobre como realizar essa classificação, saiba que existem diversas abordagens para priorizar projetos, cada uma com suas vantagens e limitações. Confira a seguir.

projetos-industriais-gerente-projetos-mostrando-tablet-para-gestora
Saiba como priorizar projetos industriais baseado em matrizes

1. Matriz de Eisenhower

A matriz de Eisenhower divide os projetos em quatro quadrantes, levando em consideração critérios como impacto e esforço. Ela estabelece a classificação de urgência e de importância em quatro quadrantes, priorizando atividades com base nesses critérios. Os campos incluem crises, metas e planos, interrupções e distrações. Sendo assim, essa classificação ajuda a decidir como proceder com cada tarefa.

2. Matriz GUT

A Matriz GUT considera três critérios essenciais: gravidade, urgência e tendência (probabilidade de piorar). Eles ajudam a delegar a priorização de projetos, logo, para montar uma matriz GUT, você deve:

  • listar os problemas que afetam seu projeto no momento;
  • classificar cada problema em uma escala de 1 a 5, considerando gravidade, urgência e tendência;
  • multiplicar as três pontuações para cada problema;
  • priorizar a atividade cujo problema apresentar maior pontuação.

3. Matriz BASICO

A Matriz BASICO é uma ferramenta que leva em conta seis critérios para priorização: benefício para a organização, abrangência dos resultados, satisfação do cliente interno, investimento requerido, satisfação do cliente externo e operacionalidade. Cada critério recebe uma pontuação de 1 a 5 para cada projeto, e as pontuações são somadas para obter a classificação dos projetos mais urgentes.. 

4. Matriz RICE (Reach, Impact, Confidence and Effort):

A Matriz RICE considera quatro critérios-chave: alcance (número de pessoas impactadas), impacto (grau de impacto), confiança (nível de confiança no resultado) e esforço (tempo necessário para realização). Cada critério é pontuado e divide o alcance, o impacto e a confiança pelo esforço. 

Ao entender seus critérios de priorização e as características de cada projeto, você pode escolher a ferramenta que melhor se adapta a sua situação. Sabendo disso, a seguir, você confere quais os critérios de priorização de projetos industriais. Leia e saiba mais.

Critérios de Priorização de Projetos Industriais

A escolha dos critérios de priorização é um passo crítico na tomada de decisões. Embora os possam variar de indústria para indústria, alguns critérios de priorização de projetos incluem:

  • Retorno do Investimento (ROI): avaliar o potencial retorno financeiro de um projeto é essencial. Projetos que prometem um ROI mais alto geralmente são priorizados.
  • Custo e orçamento: avaliar o custo estimado do projeto em relação ao orçamento disponível é fundamental para evitar estouros de orçamento.
  • Complexidade: projetos menos complexos podem ser mais fáceis de implementar e, portanto, podem ser priorizados.
  • Prazo de entrega: a urgência do projeto também desempenha um papel na priorização. Projetos com prazos mais curtos podem ser priorizados para atender as necessidades imediatas da empresa.

Como você pôde notar, a priorização de projetos industriais é essencial para a organização da gestão. Dessa forma, se você está procurando maneiras de melhorar a gestão de sua indústria saiba que a SGPlan pode auxiliá-lo. Continue a leitura e saiba mais.

Melhore a Gestão Industrial com a SGPlan

Ao compreender a importância da matriz de priorização, dos métodos de avaliação e dos critérios de seleção dos projetos industriais, os gestores podem tomar decisões informadas que impulsionam o sucesso da empresa na indústria.

A SGPlan é um sistema que oferece recursos avançados de gestão industrial que facilitam a gestão de projetos industriais. Acesse nosso site ou entre em contato pelo  Whatsapp e saiba mais sobre a nossa solução.

software-de-gestao-industrial-sgplan

Última atualização em 24 de outubro de 2023

Deixe um comentário