Se o que você busca é uma gestão de resultados, a análise de dados é a maneira certa para você alavancar os negócios e conquistar objetivos ainda maiores. Para uma boa análise de dados não basta apenas fazer a coleta, mas sim a interpretação correta e focada na realidade do negócio. Quer conhecer mais sobre como fazer uma análise de dados? Continue a leitura deste artigo.
A Importância da Análise de Dados no Chão de Fábrica
A análise de dados é fundamental também no chão de fábrica, afinal, estamos na indústria 4.0, em que a tecnologia presente nos equipamentos industriais produz dados que demandam uma análise correta.
Por exemplo, podemos pensar na área da manutenção, onde os dados facilitam a manutenção preditiva e preventiva, diminuindo a frequência de falhas e paradas e aumentando a produtividade e qualidade.
Leia também: Manutenção Preventiva, Preditiva e Corretiva: Entenda a Diferença
Além da manutenção, a análise de dados também colabora em outros aspectos do chão de fábrica, como a identificação de problemas, gargalos, segurança, consumo de energia, insumos etc. A partir da coleta de dados, é possível traçar estratégias inteligentes para uma produção mais econômica, enxuta e eficiente, sem alterar a qualidade do produto final.
Dessa forma, o gestor que está presente todos os dias no chão de fábrica pode implementar estratégias que auxiliam na produtividade e melhoram o desempenho de seus colaboradores. Confira na continuação deste texto quais as outras contribuições da análise de dados para a gestão de resultados.
A Contribuição da Análise de Dados Para a Gestão de Resultados
Apenas a coleta de dados não basta, é necessário que a gestão saiba como interpretá-los da maneira correta. Somente dessa maneira é possível traçar uma estratégia alinhada com a gestão de resultados.
A mineração de dados tem duas finalidades principais: descrever e predizer. Ou seja, com a descrição é possível identificar padrões, tendências, gargalos, pontos fortes e pontos fracos. Já com a predição, além da identificação de padrões, é possível ter o controle dos processos de produção e manutenção. De maneira geral, a intenção é economizar tempo e recursos de forma inteligente.
A partir dessa coleta de dados e análise de informações, a gestão pode partir para planejar estratégias focadas na gestão de resultados, produzindo mais e melhor. Se você quer entender melhor como fazer uma boa análise de dados, confira o passo a passo a seguir.
5 Passos Para uma Análise de Dados Focada na Gestão de Resultados
Para analisar os dados corretamente, é necessário seguir uma linha de raciocínio que, em geral, conta com 5 etapas. A análise de dados é necessária para que se possa interpretá-los corretamente, caso contrário, podem ocorrer confusões que impedem uma boa estratégia e podem até mesmo causar prejuízos para a indústria. Confira a seguir quais são os passos para a análise de dados.
1. Defina objetivos alinhados com a gestão
Objetivos e metas são diferentes. Enquanto o objetivo é onde você quer chegar, as metas são como você vai chegar até o seu objetivo. Assim, o primeiro passo para uma boa análise de dados é definir quais os objetivos da sua indústria, seja para o mês, semestre ou ano.
Para isso, utilize indicadores de desempenho com os processos que serão feitos, levando em consideração possíveis erros e problemas. Assim, é possível ter um panorama realista daquilo que pode ser feito para atingir o objetivo principal.
2. Estabeleça as metas da indústria
Após estabelecer os objetivos principais da indústria, é o momento de traçar quais as metas necessárias para atingi-los. Para isso, analise como está a estrutura da indústria em relação aos equipamentos, colaboradores, estoque e demais setores.
Confira em nosso Instagram: 3 passos para uma gestão de metas eficiente
3. Analise de forma qualitativa e quantitativa
Tanto a análise qualitativa quanto a quantitativa são essenciais para uma visualização geral da indústria. A análise qualitativa é mais subjetiva, relacionada às qualidades e características da indústria, para ela é importante a opinião dos gestores, por exemplo. Já a análise quantitativa é com números e dados, que apresentam informações relevantes. Ambos devem ser trabalhados em conjunto.
4. Compartilhe dados com seus pares
A produção envolve diversas etapas e setores, assim, é fundamental compartilhar as informações coletadas, objetivos e metas com os outros gestores e colaboradores. Ou seja, é fundamental que a gestão de produção, de manutenção e demais áreas estejam alinhadas.
5. Revise sempre
Ao final desse processo, avalie se o objetivo principal foi alcançado, quais aspectos podem ser melhorados e onde ocorreram erros e acertos. Enfim, analise os dados de tudo, para que você possa fazer uma gestão de resultados eficiente e assertiva.
Para que esse processo seja facilitado e ainda mais assertivo, é recomendável que seja utilizado um software especializado em gestão industrial, como a SGPlan. Este ERP tem como objetivo a gestão de resultados, fornecendo dados e relatórios diários com informações que auxiliam a gestão a tomar decisões mais assertivas de maneira mais rápida.
Se você está em busca da gestão de resultado, entre em nosso site para conhecer mais sobre o software SGPlan. Você também pode entrar em contato conosco através do nosso WhatsApp.

Última atualização em 3 de setembro de 2024