Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

ERP Para Manufatura: Saiba Como Escolher o Seu

A manufatura está presente na história industrial desde o século XV, antecedendo e moldando as práticas industriais que conhecemos hoje. Utilizando de novas tecnologias, como o sistema ERP, as práticas manufatureiras ainda são fortemente utilizadas na atualidade.

Neste texto, você conhece mais sobre o sistema de manufatura e seus tipos, assim como de que modo os softwares ERP podem otimizar essa produção. Veja.

Leia também: ERP na Indústria: Entenda o Que é um Sistema ERP

O que é Manufatura?

Sucedendo o artesanato como forma de produção, a manufatura é um sistema de produção que utiliza técnicas artesanais, mas com uma divisão e organização de trabalho mais complexas. 

Com as evoluções e revoluções industriais, a manufatura passou a utilizar máquinas e adotou um sistema de trabalho em série, em que cada trabalhador se concentra em uma etapa específica da produção.

Atualmente, a manufatura está presente em indústrias de diversos setores, já que esse conceito se aplica desde o começo até o final da cadeia produtiva. Continue a leitura e conheça alguns dos tipos desse sistema produtivo.

Conheça Alguns Tipos de Manufatura

Como você já sabe, o sistema de produção manufatureiro está presente nos mais diversos setores e ambientes fabris. Mas cada um dos tipos de manufatura possui suas próprias particularidades e objetivos. Assim, conheça os principais abaixo.

Manufatura enxuta

A lean manufacturing é uma filosofia japonesa criada após a Segunda Guerra Mundial por Taiichi Ohno e Eiji Toyoda, engenheiros industriais da Toyota, para colocar o país na frente das empresas americanas. 

Esse tipo de manufatura tem como objetivo principal eliminar possíveis desperdícios que podem ocorrer durante o processo de produção, aumentar o lucro, a produtividade e a eficiência da indústria.

Manufatura aditiva

Geralmente associado à impressão 3D, a manufatura aditiva é um processo em que o material é adicionado camada a camada, com base em um modelo digital, até formar o produto final. Esse processo teve origem nos anos 1940 com um conto literário, mas foi apenas em 1971 que o conceito se tornou realidade com um dispositivo de injeção metálica americano.

A manufatura aditiva pode ser utilizada em setores como o da saúde, com a criação de próteses de baixo custo; do automobilismo, podendo imprimir carros inteiros em poucos dias; e da aeronáutica, para criação de peças de aviões. 

Manufatura reversa

Conectada à logística reversa, a manufatura reversa consiste no processo de desmonte, descaracterização e reciclagem de itens que chegaram ao fim de sua vida útil. Ela tem um papel importante na preservação ambiental e no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, nº 12.305.

Manufatura repetitiva

Se você já assistiu o filme Tempos Modernos, com Charles Chaplin, já tem uma noção do que é a manufatura repetitiva. Nesse tipo de produção, uma grande quantidade de produtos, geralmente idênticos, são feitos por hora.

Essa metodologia é muito utilizada por empresas que seguem o Fordismo como formato de produção.  

Por Que Usar ERP para Manufatura?

Vindo do inglês Enterprise Resource Planning, o ERP é um sistema integrado de gestão que visa gerir todos os setores de uma indústria. Eles podem ser generalistas, servindo para vários setores, ou especialistas, feitos para um setor específico.

Em uma manufatura, o ERP auxilia no controle de produção, de estoque, do chão de fábrica e de todos os outros setores que formam a indústria, atendendo às necessidades específicas da empresa.

Um sistema ERP feito para o setor fabril e para manufaturas deve contar com funcionalidades como: 

Essas são apenas algumas das funções que um ERP para manufaturas deve possuir. Para trazer benefícios para a sua indústria, o sistema escolhido deve se adaptar aos processos produtivos e ser facilmente absorvido no dia a dia industrial.

Você sabe qual software possui todas essas funcionalidades e ainda mais? O SGPlan. Nossa plataforma foi criada especialmente para indústrias e se adapta às suas necessidades. Continue a leitura e saiba mais.

Aprimore a Sua Indústria com o SGPlan

Durante a leitura deste artigo, você pôde conhecer mais sobre o sistema de manufatura e a importância de utilizar um ERP para aprimorar a sua produção.

Com o SGPlan, você gerencia a sua indústria e acessa dados em tempo real. Clique aqui para falar com a nossa equipe ou acesse o nosso site para saber mais.

Deixe um comentário