Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

6 Sinais de que Você Precisa Investir em um Software de Gestão Industrial

Utilizar um software de gestão industrial está em alta entre os gestores do setor fabril. Porém, apesar da popularidade, esses sistemas podem causar certo estranhamento no primeiro momento.

As dúvidas em relação aos softwares de gestão para indústria podem impedir você de identificar qual o momento ideal para iniciar o investimento em um desses sistemas e, assim, acabar adiando o crescimento da empresa.

Para responder todos os seus questionamentos relacionados a esse assunto, neste texto, explicamos o que são esses sistemas e apresentamos 6 sinais de que sua indústria precisa começar um investimento em tecnologias para aprimorar o seu planejamento. Continue a leitura e saiba mais.

Confira também: Como funciona o sistema Lean Manufacturing? Saiba Aqui

O que é um Sistema ERP?

Traduzido em português como Planejamento de Recursos Industriais, os sistemas Enterprise Resource Planning ou ERP são utilizados para reunir todas as informações de uma empresa em um único lugar, facilitando o acesso a esses dados.

O ERP auxilia os gestores com na administração dos negócios e no aumento da produtividade industrial. Isso só é possível porque esses softwares de gestão industrial fornecem e reúnem informações em tempo real, permitindo a criação de estratégias para acabar com os gargalos logísticos, evitar desperdícios e aumentar a margem de lucro.

Dessa forma, os sistemas ERP podem ser definidos como ferramentas essenciais para a organização dos dados gerados por todos os setores de uma indústria, o que permite a tomada de decisões assertivas e estratégicas pelos gestores.

Quer saber mais sobre o sistema ERP? Leia o nosso artigo ERP na Indústria: Entenda o Que é um Sistema ERP e conheça todos os detalhes.

Saiba Por que Investir em um Software de Gestão Industrial

Você já pôde perceber que o sistema ERP é uma ferramenta que pode ajudar muito na gestão de empresas. Mas você pode estar se perguntando por que deve investir em um software de gestão industrial

Ao implementar um sistema ERP para a gestão da sua indústria, você garante que a tomada de decisões seja tomada com base nos dados coletados durante a etapa de produção. Além disso, o software de gestão industrial ajuda a otimizar o tempo das operações e também os valores de investimento.

Existem alguns indicativos que apontam o momento de investir em um sistema ERP para a sua indústria. No próximo tópico, você encontra os 6 principais sinais e os seus detalhes. Confira. 

6 sinais de que Chegou a Hora de Investir em um Software de Gestão Industrial

Você ainda não tem certeza se um sistema ERP é o melhor para o seu negócio? Logo abaixo, você confere 6 dos principais sinais de que este é o momento de investir em um software de gestão industrial para a sua empresa.

1. Você não tem controle sobre a operação das máquinas

A falta de controle de equipamentos pode causar diversos problemas para a indústria, como o aumento dos gastos de produção. Dessa forma, é preciso estar atento à preservação das máquinas e ao desempenho de cada uma delas.

Para ter esse controle, muitos gestores utilizam o cálculo de OEE, que significa Overall Equipment Effectiveness ou Eficiência Global do Equipamento. Essa análise avalia a performance operacional de cada máquina ou equipamento utilizado na produção industrial.

O índice OEE é frequentemente utilizado como um indicador de efetividade de produção. Se você não tem conhecimento sobre esses dados, está na hora de buscar a ajuda de software de gestão industrial.

2. Você não tem controle sobre as entradas e saídas da indústria

Honestamente, você sabe como estão as entradas e saídas dos diferentes setores da indústria? Ou melhor, como está o estoque de itens consumíveis, de matéria-prima, de peças necessárias para a manutenção dos equipamentos,  entre outros utilizados na produção? Se a resposta for não, chegou a hora de contratar um software que faça isso com exatidão para você.

software-de-gestao-industrial-homem-em-estoque-contando-as-caixas da prateleira
Você conhece o que está acontecendo no seu estoque?

Ter controle sobre as entradas e saídas ajuda a evitar que desperdícios aconteçam ou que você acabe sem a matéria-prima da qual precisa para concluir pedidos de clientes. Para evitar que isso aconteça e garantir que o custo de produção não aumente, você pode utilizar um sistema ERP que auxilie nessa gestão de insumos.

3. Você não vê a produtividade melhorar

Não estamos falando somente da produtividade dos colaboradores, mas também dos equipamentos e das máquinas utilizados na indústria. Ficar atento aos índices de produtividade permite aos gestores tomar decisões que garantam o crescimento da empresa no mercado.

Com um software de gestão industrial, você controla o tempo de trabalho das máquinas, a quantidade de recursos necessários para que cada uma delas trabalhe com eficiência, analisa a produtividade por homem/hora e o tempo de inatividade durante os turnos trabalhados. 

Com o SGPlan, por exemplo, você calcula o indicador OEE de forma automática, mostrando periodicamente como está o nível de produtividade de cada uma das máquinas e equipamentos da indústria.

4. Seus processos estão mal organizados

Se você precisa de ajuda com a padronização dos processos realizados nos setores da indústria como um todo, o investimento em um sistema ERP é o que a sua empresa necessita. 

O software de gestão industrial pode integrar todos os setores da indústria assim que aplicado. A partir desse sistema, você consegue visualizar os dados da produção e ter clareza para realizar melhorias no dia a dia de trabalho.

Um sistema ERP também controla os indicadores de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP), conjunto de atividades que busca aperfeiçoar a gestão de produção; e de Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), conjunto de ações envolvidas nos processos de manutenção.

5. Os setores da indústria não estão integrados

Você não consegue acessar as informações ou confirmar a veracidade dos dados? Não possuir uma integração eficiente dos setores da indústria pode gerar insegurança quanto à veracidade dos dados referentes ao negócio.

Para evitar o desencontro de informações, você pode utilizar um software de gestão industrial como o SGPlan. Com a nossa plataforma, você conecta todos os setores da empresa e tem acesso a dados atualizados em tempo real. A precisão das informações permite decisões assertivas e impede que o seu negócio opere a partir de hipóteses. 

6. Você utiliza mais de um software de gestão na indústria

A sua indústria tem um software para gerenciar o estoque, outro para os processos de manutenção e mais um para analisar as vendas? Então, basicamente, você está acumulando sistemas que não se comunicam entre si e geram gastos desnecessários.

Com um software feito para o setor fabril, você não precisa dessa coleção de sistemas. Um sistema ERP pensado para indústrias permite que todos os dados da produção sejam cruzados em uma única plataforma, mantendo as informações atualizadas e acessíveis para o gestor das operações.

Você se identificou com algum dos 6 principais sinais que separamos acima? Então está na hora de investir em um software de gestão industrial que seja capaz de otimizar o gerenciamento da sua indústria. Continue lendo e saiba como o SGPlan é a solução ideal para você.

Sistema de Gestão Com Foco em Indústria é Com o SGPlan

Durante a leitura deste artigo, você pôde conhecer a importância de possuir um software de gestão industrial para auxiliar no controle de dados da sua empresa. O SGPlan oferece uma plataforma única, na qual você visualiza todos os setores do negócio e ainda recebe insights personalizados para tomar decisões assertivas e aumentar a produtividade. 

Quer descobrir tudo o que podemos fazer para a sua indústria? Entre em contato pelo nosso site ou pelo nosso WhatsApp e converse com um dos nossos colaboradores hoje mesmo.

software-de-gestao-industrial-sgplan

Última atualização em 16 de maio de 2024

Deixe um comentário