Não dá para negar que a inteligência artificial mudou a forma como as indústrias funcionam. Desde o chão de fábrica até os setores de gestão, a IA pode ser utilizada para otimizar processos e diminuir a ocorrência de possíveis falhas na cadeia produtiva.
Com tamanha importância, entender as possibilidades de utilização da inteligência artificial se tornou fundamental para o crescimento do setor fabril. Pensando nisso, separamos, neste texto, algumas das formas como a IA pode otimizar a rotina industrial. Continue lendo e saiba mais.
Leia também: Como a Inteligência Artificial é Usada na Indústria?
O que é Inteligência Artificial?
A inteligência artificial parece um conceito novo, mas você sabia que ela foi idealizada em meados dos anos 1950? Alan Turing, um matemático britânico, deu início à discussão sobre a criação de máquinas inteligentes.
O conceito criado por Turing foi sendo expandido e, em 1956, o pesquisador do Massachusetts Institute of Technology, John McCarthy, cria o termo “inteligência artificial” e realiza uma conferência de verão no Dartmouth College.
O evento organizado por McCarthy reuniu pesquisadores de diversas áreas e deu início aos programas de inteligência artificial. A partir desse evento, a IA evoluiu e chegou até o que conhecemos hoje, com as tecnologias que conseguem simular o raciocínio humano.
Com a inteligência artificial, foi possível transformar o chão de fábrica e otimizar a cadeia produtiva. Essas tecnologias auxiliam na gestão e podem ter um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas que visam o crescimento da indústria. No próximo tópico, apresentamos algumas formas como a IA pode ajudar a sua empresa.
Como a Inteligência Artificial Pode Ajudar no Chão de Fábrica?
A otimização dos processos industriais é o objetivo principal dos gestores, por isso, a utilização da inteligência artificial está se tornando cada vez mais frequente no chão de fábrica e em setores como o de logística.
Com uma grande capacidade de processamento de dados, a IA oferece diversos benefícios para as empresas do setor fabril. Logo abaixo, nós separamos três formas como você pode utilizar a tecnologia para otimizar os seus processos.
Automatização
A automatização de tarefas talvez seja a forma mais comum de se utilizar a inteligência artificial na indústria. Possibilitando que tarefas repetitivas sejam feitas por sistemas autônomos, a IA possibilita que os trabalhadores foquem em atividades mais complexas.
Diminuição de erros e falhas
Aliada à automatização de processos, a inteligência artificial também proporciona uma diminuição na ocorrência de erros e falhas que podem acontecer durante a produção industrial.
Coletando e processando uma grande quantidade de dados rapidamente, a inteligência artificial possibilita a tomada de decisões assertivas e o rápido ajuste em tarefas que apresentam algum problema.
Manutenção preditiva
Utilizando softwares, inteligência artificial e monitoramento online, a manutenção preditiva é uma inovação na indústria. Com a capacidade de prever falhas, ela permite que o gestor tenha uma ação rápida e evite uma pausa não esperada na produção.
Como você pode notar, a inteligência artificial pode ser uma aliada na otimização da sua indústria, mas pode ser um processo complexo preparar a sua empresa para essas evoluções tecnológicas. Então, como você pode se preparar? Com o SGPlan, você otimiza a sua gestão e prepara o seu negócio para as mudanças. Continue lendo e saiba mais.
Otimize a Sua Gestão com o SGPlan
Durante a leitura deste artigo, você pôde conhecer como a inteligência artificial pode otimizar a rotina do chão de fábrica. Porém, preparar a sua indústria para a mudança pode ser um desafio.
No entanto, otimizar a sua gestão é o primeiro passo para preparar a sua indústria para as mudanças tecnológicas.
Com o SGPlan, você tem uma visão completa do que está acontecendo na sua empresa, além de fornecer insights personalizados para a sua produção. Entre em contato pelo nosso WhatsApp e conheça todas as vantagens do nosso software.