Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

5 Etapas do Processo de Tomada de Decisão

Principalmente em indústrias de pequeno e médio porte, a tomada de decisão deve ser feita com cautela, baseada em dados, evitando erros que podem causar prejuízos severos para o negócio. Então, para que você entenda como funciona o processo de tomada de decisão, apresentamos neste texto todas as etapas que devem ser seguidas. Com estas instruções, resolver problemas com certeza se torna mais simples.

Leia mais: 5 Etapas do Processo de Tomada de Decisão

Tipos de Tomada de Decisão

Conhecer os tipos de tomada de decisão facilita a compreensão de qual caminho devemos tomar diante de determinados problemas. Principalmente quando o problema aparece em nosso trabalho e a solução encontrada impacta diretamente nos resultados do negócio. De forma geral, há três tipos de tomada de decisão:

  • baseada em valores pessoais;
  • baseada na intuição;
  • baseada em dados.

A partir disso, podemos pensar que para o ambiente corporativo e industrial o mais adequado é seguir as decisões baseadas em dados, pois eles fornecem as informações necessárias para você encontrar as melhores soluções. É claro que, em geral, quando precisamos tomar uma posição, as tomadas de decisão se misturam, porém, o importante é que apenas um tipo prevaleça perante os demais: a decisão com base nos dados.

Tendo o processo de tomada de decisão em mente, no próximo tópico, você confere as 5 etapas que envolvem esse processo e como aplicá-las corretamente em seu ambiente de trabalho.

mesa de reuniões com três pessoas ao redor e três xícaras de café e fichário em cima
Em corporações e indústrias as decisões são baseadas em dados.

5 Etapas do Processo de Tomada de Decisão

Para decisões racionais, é necessário seguir passos pré-estabelecidos, baseados em dados, informações concretas e análise de possíveis cenários. Mas não se engane, esse processo de tomada de decisão não precisa ser difícil, basta seguir corretamente cada um dos passos a seguir.

Leia também: Saiba Como Fazer Uma Boa Gestão de Produção Industrial

1ª Etapa – identificando o problema

Pode parecer óbvio, mas a primeira etapa do processo de tomada de decisão consiste em identificar e delimitar o problema a ser solucionado. O que ocorre em muitas indústrias é que os problemas se acumulam e se confundem, como se fosse um único grande problema. Por essa razão, identifique o problema de forma clara. 

2ª Etapa – coletando dados

A segunda etapa do processo de tomada de decisão é a coleta de dados. Quanto mais dados melhor. Para isso, é importante ter um sistema ERP, como a SGPlan, que fornece relatórios, gráficos e informações sobre todos os setores. A partir dessa coleta, o grupo responsável pelas tomadas de decisões consegue visualizar a situação real de cada setor. 

3ª Etapa – procurando alternativas

Com o problema identificado e os dados em mãos, é chegada a hora de procurar alternativas. É importante que essa etapa seja realizada com mais gestores, pois o conjunto de ideias e alternativas pode guiar até uma solução mais assertiva. Esse é o momento para um brainstorm

4ª Etapa – escolhendo a melhor alternativa

A penúltima etapa consiste em escolher qual a melhor alternativa. Isso é realizado a partir de uma visualização dos possíveis cenários caso cada solução fosse aplicada. A solução com o melhor cenário é a que deve ser escolhida. Mas é importante salvar as outras soluções, pois podem ser úteis para outros problemas.

5ª Etapa – aplicando e analisando a solução

A etapa final consiste em aplicar a solução e analisar os resultados obtidos. A solução aplicada pode não ter os resultados esperados ou apresentar outros problemas, por essa razão, é imprescindível que a gestão analise de perto o andamento da aplicação e suas consequências, sejam elas positivas ou não. 

mesa de reuniões com notebooks abertos
O processo de tomada de decisão deve ser feito em conjunto, analisando os possíveis cenários.

Explicadas as etapas, basta aplicá-las para cada problema encontrado. Dessa forma, o processo de tomada de decisão passa a ser mais assertivo e eficiente, já que há uma metodologia por trás de cada decisão empregada. 

Importância da Coleta de Dados para Decisões Assertivas

Nos tópicos anteriores, mencionamos algumas vezes a importância dos dados, seja no tipo de tomada de decisão ou no processo de tomada de decisão em si. Isso porque indústrias lidam com números reais e precisam de dados exatos sobre o funcionamento de todos os setores.

gestor analisando gráficos no notebook
A análise de dados é uma das peças mais importantes na hora da tomada de decisão

Por essa razão, um ERP é fundamental, já que é inviável manter os dados atualizados em planilhas no Excel ou ainda em planilhas físicas. Esse tipo de acompanhamento pode causar confusões entre as equipes, desencontro de informações e demais problemas que impactam diretamente na tomada de decisões.

Então, considere o uso de um ERP em sua indústria, como a SGPlan. A nossa ferramenta é focada em resultados, por essa razão, todas as funcionalidades disponíveis visam um panorama geral do funcionamento da indústria e fornecem dados, gráficos e relatórios diários que facilitam a gestão. Se você tem interesse em conhecer mais sobre a SGPlan, acesse o nosso site ou entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp.

sistema de gestão para chão de fábrica

Última atualização em 2 de setembro de 2022

Deixe um comentário