Os indicadores são cálculos que permitem aos gestores compreender melhor como está o andamento da empresa, pois mostram, por exemplo, a quantidade de produtos que são produzidos por hora em uma indústria. Hoje, é comum nas indústrias basear as práticas de gestão de acordo com esses dados, principalmente devido às ferramentas e à precisão das informações obtidas.
Contudo, é preciso utilizar essas informações da maneira correta e abrir os olhos para as demais necessidades da gestão, que ultrapassam os números e correspondem, sobretudo, aos recursos humanos da empresa. Logo, ser um gestor de indicadores e olhar apenas para os cálculos é um perigo para a organização, principalmente se esse for o único método usado para atingir melhores resultados.
Continue a leitura e compreenda melhor o que estamos tentando mostrar para você.
Primeiro, o Que São Indicadores?
Os indicadores são dados produzidos no dia a dia da empresa, isto é, métricas que ajudam a ter uma visão ampla da performance de um setor, da equipe e da gestão financeira, entre outros. Essas informações podem ter diferentes perspectivas de acordo com o setor de atuação, por exemplo, um escritório de contabilidade terá demandas diferentes de uma indústria.
Dessa forma, é possível compreender como anda a produtividade dos colaboradores, a qualidade dos produtos e serviços, bem como avaliar o potencial de crescimento do setor. No entanto, para isso, é necessário tornar a alimentação de softwares parte da rotina da indústria, pois são as ferramentas que fornecem os tão importantes relatórios de indicadores.
Qual o Problema de ser um Gestor de Indicadores Afinal?
Se você está pensando que o uso de indicadores é um problema para a indústria, saiba que você não entendeu bem o tema deste artigo. A questão aqui não é a utilização de indicadores, pois está dado que eles são essenciais para o pleno funcionamento da indústria, o alerta aqui é para a dependência única exclusiva dessas informações.
Atente ao exemplo: imagine um gestor que cobra sua equipe tendo como base apenas os baixos índices de produtividade apresentados semanalmente nos relatórios. As cobranças ocorrem e, por não ter sido identificada a raiz do problema, não geram mudanças. Logo, a cobrança do gestor e os baixos resultados de produtividade por parte dos colaboradores tornam-se um ciclo vicioso.
A gestão Estratégica Deve Saber Utilizar os Indicadores
Como visto, os indicadores podem se tornar um grande gerador de problemas e conflitos entre gestores e colaboradores. Dessa forma, o que queremos destacar aqui é que cabe à gestão utilizar os indicadores como estratégias para melhorar o funcionamento da indústria.
Isso quer dizer: avaliar os problemas existentes e fornecer ferramentas e práticas que ajudem a melhorar os resultados. Se o problema é a produtividade dos colaboradores, vale a pena fazer uma avaliação nas ferramentas usadas na empresa, dar feedbacks à equipe, fazer reuniões etc. Ou seja, buscar entender qual a causa do baixo desempenho, o que vai além dos números.
Essas são práticas que realmente funcionam de maneira estratégica, porque as métricas servem para aprimorar os processos e o desempenho da equipe de colaboradores. A sua empresa tem utilizado esses dados de maneira realmente estratégica?
Caso contrário, o gestor de indicadores pode estar cometendo os erros que já citamos, transformando dados valiosos em conflitos internos. Com isso, compromete-se o potencial que a empresa poderia atingir em resultados se utilizasse as informações de maneira correta.
O segredo, portanto, é contar com ferramentas eficientes para gerar relatórios com indicadores estratégicos e ter líderes comprometidos, que usam essas informações com inteligência na sua gestão.
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Última atualização em 3 de September de 2024