Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Que é Diagrama de Pareto? Saiba Como Aplicá-lo na Indústria

Você sabe o que é Diagrama de Pareto? Também conhecido como Princípio de Pareto ou Curva ABC, ele é uma ferramenta importante para a análise de produtos, serviços e processos das indústrias.

O Diagrama de Pareto ajuda você a identificar os principais fatores que causam ineficiências em processos. Com ele, é possível realizar estudos detalhados para entender e corrigir ineficiências, melhorar a produtividade e a qualidade da sua indústria.

Nesse artigo, você conhece o que é Diagrama de Pareto e confere um passo a passo de como aplicar essa ferramenta na sua empresa. Continue a leitura e saiba mais.

Confira também: Vantagens do Gerenciamento de Projetos

O que é Diagrama de Pareto?

Para entender o que é Diagrama de Pareto, você precisa conhecer a história por trás desse método. Apesar de ter sido criado no final do século XIX por Vilfredo Pareto, um economista italiano que percebeu que 80% da renda da maioria das sociedades estava concentrada em apenas 20% da população, foi só nos anos 1990 que o método foi aplicado à gestão.

Joseph Juran, um consultor de negócios e qualidade romênio, observou a teoria criada por Vilfredo, que havia sido nomeada de Regra 80/20, para formular o Diagrama de Pareto que conhecemos hoje. Juran afirma que 80% dos problemas ou resultados de uma empresa podem provir de apenas 20% das causas totais apontadas.

A representação visual desse método é um gráfico de barras. Dentro dele, os problemas podem ser classificados de duas formas distintas:

  • Poucos vitais: quando são poucos os problemas que resultam em grandes perdas;
  • Muito triviais: quando são grandes os problemas que resultam em poucas perdas.

A partir do Diagrama de Pareto, as indústrias podem identificar os fatores que causam um problema e tomar decisões acertadas para resolver essas falhas no processo industrial. Você já sabe o que é o método, mas sabe qual é o principal objetivo de uma análise de Pareto? Continue a leitura e descubra.

Qual é o Principal Objetivo de uma Análise de Pareto? 

O Diagrama de Pareto é utilizado como uma forma de visualização dos processos que estão apresentando gargalos ou problemas e que devem ser solucionados. Porém, aplicar esse método em todos os procedimentos industriais não é uma estratégia sustentável.

Para beneficiar a sua indústria, o método deve ser aplicado a problemas bem definidos e que possam ser mensurados de forma concreta. Somente assim, o Diagrama de Pareto pode ser utilizado pela gestão na tomada de decisões assertivas e inteligentes.

Com diferentes etapas, compreender como se aplica o Diagrama de Pareto é fundamental para a gestão industrial. No próximo tópico, você encontra um passo a passo de como utilizar esse método.

Como se Aplica o Diagrama de Pareto?

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta importante para determinar quais são as principais causas do problema que a sua indústria deseja resolver. Ele ajuda os gestores a enxergarem melhor as causas e permite que a equipe concentre tempo e esforço na superação dos desafios.

Para aplicar o Diagrama de Pareto, você precisa seguir um processo específico. Confira o passo a passo desse método.

1. Defina o processo que será analisado

O primeiro passo da aplicação do Diagrama de Pareto é a definição do que será analisado. Para isso, você pode reunir a sua equipe para definir as prioridades e problemas que precisam de atenção.

2. Defina as KPIs  que serão utilizadas

As KPIs (Key Performance Indicators) ou Indicadores-Chave de Desempenho são valores mensuráveis que estão relacionados aos processos da indústria. Para aplicar o Diagrama de Pareto, você precisa determinar quais métricas estão conectadas ao que você está analisando.

3. Determine o período da análise

Para aplicar o Diagrama de Pareto, você precisa definir um período para analisar, podendo ser meses, semanas ou dias. O intervalo de tempo em que o processo será observado vai depender do problema que deve ser resolvido.

4. Reúna os dados

Nesse passo, você precisa reunir as informações relacionadas ao problema. Isso pode ser feito através de uma pesquisa com os responsáveis pelo processo analisado, como por exemplo, quantos funcionários da área sofreram acidentes de trabalho e com que frequência.

5. Faça o controle das informações

Alimente um software com os dados coletados ou crie uma planilha para ter o controle dessas informações. Separe as colunas em categorias/itens analisados (ou o processo), as ocorrências ou vezes em que um determinado fato aconteceu e o percentual.

6. Organize as Informações

Chegou a hora de organizar as informações coletadas no Diagrama de Pareto. Disponha os dados em ordem decrescente, ou seja, as causas mais apontadas vêm primeiro, listando as diferentes KPIs do passo 2 nas colunas da tabela.

As variáveis que costumam ser mais utilizadas são ausa, frequência e porcentagem de cada uma delas – em um gráfico, isso fica, respectivamente, alinhado no eixo horizontal, eixo vertical esquerdo e eixo vertical direito.

7. Analise os dados

Agora que você já coletou e organizou todas as informações relacionadas com o processo, é hora de observar o Diagrama de Pareto e identificar onde estão os 20% e como você pode resolver esses problemas.

Seguindo essas etapas, você vai ter aplicado o Diagrama de Pareto com sucesso na sua empresa. Para ilustrar essa técnica, nós separamos alguns exemplos práticos para você conhecer. Continue lendo e saiba mais.

Exemplos da Aplicação do Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto é utilizado em empresas dos mais diversos setores. Em 2002, por exemplo, a gigante da tecnologia, Microsoft, aplicou a Regra 80/20 em seus produtos que, na época, enfrentavam diversos erros.

A empresa conseguiu perceber, através da aplicação desse método, que 80% dos problemas que estavam acontecendo nos programas Windows e Office eram causados por 20% dos bugs (ou erros) mais relatados em seus sistemas.

Mas e em indústrias? Como você pode aplicar o Diagrama de Pareto? Vamos supor que você está tendo problemas com um produto e não sabe em qual etapa da produção o erro está acontecendo.

Ao aplicar as etapas do Diagrama de Pareto, você descobriu dois problemas que, ao serem combinados, resultam no erro do produto. Essas falhas são as ferramentas desgastadas e a falta de treinamento dos funcionários.

Você decide atualizar as ferramentas utilizadas na linha de produção e atualizar o treinamento da sua equipe. Com essas modificações, o seu produto volta ao bom padrão de qualidade e o problema é solucionado.

Ou seja, as causas não devem ser tomadas de forma absoluta e é necessário levar em conta combinações de fatores, período da coleta dos dados, entre outros na hora de aplicar essa estratégia.

Se você já utilizou o Diagrama de Pareto na sua indústria, deve ter percebido que coletar os dados pode ser um desafio maior que a resolução do problema. Para facilitar essa etapa, você pode contar com o SGPlan, um software de gestão feito para o setor industrial. Continue lendo e conheça mais sobre a nossa solução.

Conheça o SGPlan, o seu Software de Gestão Industrial

Durante a leitura deste artigo, você pôde descobrir o que é Diagrama de Pareto e como aplicar a estratégia na sua indústria. Entre as etapas dessa implementação, está a coleta de dados que envolvem o processo analisado.

Você acha um desafio coletar dados atualizados dos seus processos industriais? Então conheça o SGPlan, um software de gestão onde você pode visualizar todos os dados da sua produção em um só lugar e em tempo real.

Com a nossa plataforma, você consegue tomar decisões assertivas e traçar estratégias eficazes para solucionar os problemas da sua indústria. Entre em contato pelo nosso site ou pelo nosso WhatsApp e agende a sua demonstração hoje mesmo.

Última atualização em 18 de September de 2024

Leave a comment