Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça a Melhor Maneira de Fazer a Planilha OEE na Indústria

Você, gestor industrial, sabe que produtividade e eficiência são dois pilares essenciais para o bom desempenho dos processos industriais. No entanto, além da eficiência dos processos de produção, é importante saber a eficácia de cada uma das máquinas e é nesse momento que entra a planilha OEE. 

Você sabe a melhor maneira de calcular e armazenar o OEE? Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo e confira.

Leia Também: Saiba Como Fazer Inventário de Máquinas e Equipamentos

Benefícios do OEE Para Sua Indústria

O cálculo de Overall Equipmnent Effectivness, ou Eficácia geral dos equipamentos, é muito importante para o acompanhamento do desempenho do maquinário, pois, a partir dos resultados do cálculo de OEE, é possível planejar estratégias para a produtividade e eficiência na indústria.

Outro benefício do cálculo OEE é que ele auxilia na redução de desperdícios, evitando possíveis prejuízos na indústria, o que é imprescindível para o controle de manutenção, e possibilitando a redução de falhas e a identificação dos pontos de melhoria dos equipamentos.

Ou seja, com o OEE, fica mais fácil descobrir oportunidades de melhoria e tomar decisões a curto e longo prazo. Dessa forma, é possível melhorar a eficiência dos processos. Para analisar os resultados desse índice, é necessário calculá-lo corretamente, assim, separamos os índices que devem ser apreciados nesse cálculo. Confira no próximo tópico.

Veja Como é Feito o Cálculo OEE

O índice OEE é basicamente a relação da capacidade de produção de uma máquina com a quantidade entregue por ela. A base do cálculo de OEE é a fórmula: OEE = disponibilidade% x qualidade% x performance%. 

Mas o que significa cada um desses indicadores? A disponibilidade consiste na relação entre o tempo de trabalho de um equipamento e o tempo que ele esteve disponível para uso. Já a qualidade é a relação entre a quantidade de itens bons e a totalidade de itens produzidos. Por fim, a performance relaciona a quantidade real de produção e a quantidade teórica.  

Como explicado, cada um desses indicadores possui uma relação entre dois aspectos dos processos da produção. Ou seja, para definir a porcentagem de cada um e levar ao cálculo final do OEE, é necessário calcular esses valores. Os cálculos são definidos por:

  • Disponibilidade% =  (tempo de produção / tempo programado para produzir) x 100: ou seja, se uma máquina produz por 9 horas e seu tempo programado para produzir é de 10 horas, a disponibilidade é de 90%.
  • Qualidade% = (quantidade de peças boas / quantidade total de peças produzidas) x 100: se a máquina produziu 200 peças boas e o total foi de 230 peças, a qualidade do equipamento é de 86%.
  • Performance% =  (quantidade de produção real / quantidade de produção teórica) x 100: caso a máquina produza 300 peças e o estimado seja de 360, a performance seria de 83%.

A partir da realização desses cálculos, é importante armazená-los de maneira adequada, para que o desempenho do maquinário seja acompanhado de maneira permanente, garantindo que o OEE cumpra o seu papel. Portanto, a seguir você confere a melhor maneira de fazer o OEE.

Leia Também: Saiba Como Calcular o Tempo de Marcha de um Equipamento Industrial

A Melhor Maneira de Fazer Planilha OEE 

Sabendo da importância do OEE, mesmo que consista em cálculos simples, a criação de diversas planilhas em Excel toma muito tempo e gera trabalho desnecessário para os gestores. Além de que, com as planilhas, podem ocorrer o comprometimento das estratégias de produtividade e eficiência da indústria, uma vez que apresentam grandes chances de erros na hora da criação ou até mesmo no armazenamento.

Para não arriscar, muitos gestores optam por automatizar os processos na hora de realizar o cálculo OEE, utilizando softwares específicos para a gestão industrial. O software que calcula automaticamente o OEE total de cada equipamento é a SGPlan, que possibilita resultados excelentes para a indústria. 

Se você procura um software customizável que realize a OEE do maquinário e tenha outras tantas funcionalidades integradas para os processos de gestão, manutenção e produção no chão de fábrica, acesse nosso site ou entre em contato conosco através do nosso Whatsapp

software de gestão para chão de fábrica

Última atualização em 30 de August de 2022

Leave a comment