Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você Conhece o Gráfico de Gantt? Descubra o que é e Como Funciona

O gráfico de Gantt ou diagrama de Gantt é um recurso visual largamente utilizado em indústrias e demais negócios do setor de projetos, com o objetivo principal de acompanhar o andamento dos projetos de forma detalhada. Quer saber mais sobre esse recurso e como aplicá-lo em seu trabalho? Continue lendo este artigo.

Para que Serve o Gráfico de Gantt?

O gráfico de Gantt é uma ferramenta visual desenvolvida por Henry Gantt, projetada a partir de um gráfico denominado Harmonograma. O objetivo de ambas as ferramentas é acompanhar de forma visual o andamento de projetos

Contudo, além desses, a criação de Henry Gantt almeja mais um importante objetivo: controlar os prazos e evitar atrasos nos processos fabris, a fim de auxiliar supervisores e gestores. Por ser uma solução eficiente, hoje, esse recurso ainda é utilizado por gestores de projetos que procuram formas de controlar o andamento de suas atividades.

De maneira simplificada, o gráfico de Gantt permite a visualização objetiva de tarefas e prazos em execução ou a serem executados. Com isso, é possível identificar a relação de  dependência das tarefas, facilitando o manejo de mão de obra.  

gráfico de gantt gerado no software industrial SGPlan
Gráfico de Gantt gerado no software industrial SGPlan

Confira Como o Gráfico de Gantt é Utilizado na Indústria

Como mencionado anteriormente, o gráfico de Gantt foi idealizado para acompanhar o setor de obras por tempo determinado. Por essa razão, ainda hoje, ele é utilizado com o mesmo propósito em indústrias que tenham esse objetivo.

Em geral, o responsável por desenvolver o gráfico é o planejador, pois é a pessoa que sabe quais atividades devem ser desempenhadas e os seus respectivos prazos de entrega, bem como quem direciona cada atividade para determinados colaboradores.

Com as atividades e seus respectivos responsáveis definidos, toda a equipe operacional e de gestão do setor têm conhecimento do que precisa ser feito e dentro de quais prazos. Dessa forma, é possível manter uma organização eficiente e evitar problemas com prazos.

Leia também: Saiba Como Fazer uma Boa Gestão de Produção Industrial

Gráfico de Gantt: Como Fazer?

Para começar a utilizar o gráfico, antes de tudo, é preciso entender como fazê-lo. Por isso, neste texto, você confere os 4 passos para criar um gráfico eficiente. Confira.

4 Passos para Criar o Gráfico de Gantt

1. Listar atividades

Independente da ordem, o primeiro passo é listar todas as atividades de produção. Aqui, o ideal é dividir as grandes tarefas em tarefas pequenas, a fim de manter um controle mais preciso. 

Por exemplo, se a tarefa A precisa de cinco diferentes etapas para ser concluída, divida essa tarefa em A, B, C, D, E e F. Com isso, você pode executá-las rapidamente e direcionar cada uma para diferentes colaboradores, se for possível.

2. Identificar o eixo vertical ou a relação entre as atividades

O eixo vertical refere-se às atividades que devem ser executadas. Entre elas, há aquelas que dependem de outras para iniciar e as que não dependem. Essa relação deve aparecer de forma clara e precisa no gráfico. Com isso, é possível iniciar todas as tarefas independentes ao mesmo tempo, caso haja mão de obra suficiente. 

3. Identificar o eixo horizontal – prazos e responsáveis das atividades

Por sua vez, o eixo horizontal é referente aos prazos e responsáveis por cada atividade. Ao reunir todas as tarefas e identificar suas relações de dependência, basta mensurar o tempo para cada uma e segmentá-la no gráfico.

Após a definição de prazos, a gestão pode delegar as atividades para cada um dos colaboradores. Com isso, torna-se mais simples manter a execução do projeto dentro dos prazos estabelecidos, já que todos sabem o que precisa ser feito, por quem e quando. Dessa forma, se mantém uma comunicação clara, precisa e coerente sobre as atividades, evitando gargalos. 

4. Incluir o Gráfico de Gantt no Planejamento

Por fim, de nada adianta criar um gráfico completo e não repassá-lo para os responsáveis pelo setor. Logo, no momento da reunião de planejamento, os planejadores devem disponibilizar o gráfico de Gantt para os supervisores. Tal ação pode ser feita através de tabelas no excel, no Project, no Primavera ou na SGPlan, o nosso software de gestão industrial.

Confira Como Aplicar o Diagrama de Gantt na sua Indústria

Como mencionado anteriormente, os sistemas de gestão industrial facilitam a programação e a comunicação dos planejadores, já que as informações estão centralizadas. Com isso, é possível poupar tempo e aproveitar as funcionalidades presentes no sistema.

Saiba mais sobre as facilidades presentes na SGPlan, o software de gestão industrial desenvolvido para trazer resultados para indústrias que buscam mais organização e crescimento do negócio. Acesse o nosso site para saber mais sobre a SGPlan ou entre em contato pelo WhatsApp. Aguardamos o seu contato.

sistema de gestão para chão de fábrica

Última atualização em 30 de August de 2022

Leave a comment