Na sua indústria, entre o início e a finalização do projeto, quantas etapas acontecem? Qual o número de colaboradores envolvidos? Quem são os responsáveis pela tomada de decisão e aprovação do projeto? Quem mensura os resultados do projeto finalizado? Quem é o responsável por cuidar do gerenciamento de projetos no chão de fábrica?
O setor responsável por gerir todas essas etapas é o de gerenciamento de projetos. Sua função consiste em garantir que, desde o início até a finalização, o projeto se mantenha com excelente qualidade, seja entregue dentro do prazo e satisfaça o cliente final.
Indústrias com um gerenciamento de projetos excelente é capaz de atingir novos patamares de qualidade, tornando-se referência no mercado e aumentando a prospecção e crescimento. Quer conhecer quais as vantagens de um bom gerenciamento de projetos? Continue a leitura deste artigo.
Vantagens de um Bom Gerenciamento de Projetos
O gerenciamento de projetos inicia antes mesmo do projeto ser colocado em prática. Dessa forma, a gestão sabe exatamente todos os passos que devem ser seguidos, quais os prazos, quais colaboradores estão envolvidos e quando o cliente pode receber o seu pedido.
A primeira e principal característica de um bom gerenciamento de projetos é a organização, somente assim é possível manter o controle do processo produtivo, garantindo que todas as etapas ocorram de acordo com o plano. Além disso, a organização permite prever problemas e resolvê-los antes que ocorram problemas que exijam a parada da produção.
Leia também: Como Implementar um Controle de Produção Eficaz
Indústrias que mantêm uma gestão de projetos de qualidade conquistam excelentes resultados e expandem seus negócios, além de obterem diversas outras vantagens. Confira abaixo alguns dos benefícios do gerenciamento de projetos.
- Controle dos custos – conhecer quais os gastos de produção, manutenção e demais custos necessários.
- Cumprimento dos prazos – desenvolvimento de um cronograma adequado para o projeto e controle de prazos.
- Colaboradores mais engajados – com as funções bem organizadas, os colaboradores sabem exatamente o que precisa ser feito.
- Medidas preventivas – o gerenciamento de projetos também é responsável por estar alinhado com a gestão de manutenção, prevendo e prevenindo falhas.
- Resultados de qualidade – com o controle de todas as etapas, os resultados atingidos são de ainda mais qualidade.
Se o que você busca é conquistar todas essas vantagens e alavancar os negócios, confira no tópico seguinte como funciona o gerenciamento de projetos no chão de fábrica.
Como Funciona o Gerenciamento de Projetos no Chão de Fábrica
O gerenciamento de projetos deve estar presente no chão de fábrica, pois é justamente a parte que precisa de mais atenção. Com isso, a gestão garante que todas as etapas do projeto ocorram de acordo com o cronograma e, caso aconteçam problemas como falhas ou falta de material, o gestor possa encontrar rapidamente a solução.
Confira em nosso Instagram: Como a organização impacta na produtividade
Para realizar um bom gerenciamento de projetos no chão de fábrica, é necessário seguir alguns passos:
- Pré-planejamento – identificar necessidades; definir objetivos; verificar viabilidade, alternativas, riscos e autorização; definir a gerência do projeto etc.
- Planejamento – definir todas as etapas do projeto.
- Execução – pôr em prática todas as etapas do planejamento, levando em consideração as informações levantadas no pré-planejamento.
- Monitoramento – verificar a execução, a fim de monitorar se as etapas estão dentro do prazo.
- Finalização – entregar o produto final e realizar relatórios conclusivos para a documentação dos resultados alcançados.
Com essas cinco etapas, gestores e colaboradores têm uma visão completa do projeto, sabendo identificar problemas e executar suas tarefas dentro do prazo. Dessa maneira, a execução do projeto é realizada de maneira mais eficiente e assertiva, conquistando resultados excelentes.
No entanto, como esse processo é minucioso, muitos gestores acabam tendo dificuldades em executá-lo da maneira correta, perdendo informações e causando atrasos no cronograma final. Por essa razão, gestores de grandes indústrias têm optado pelos sistemas de gerenciamento. Confira a seguir como funciona essa importante ferramenta.
Sistema de Gerenciamento Para o Chão de Fábrica
Durante a execução do projeto, ocorrem vários processos ao mesmo tempo, tornando difícil a tarefa de gerenciá-los em tempo real, por essa razão, torna-se necessário um sistema de gerenciamento próprio para o setor industrial, como a SGPlan.
Sistemas de gerenciamento são responsáveis por manter as informações atualizadas, auxiliando a supervisão do gestor, para que ele possa realizar o gerenciamento do projeto em tempo real e ter disponível todas as informações em dia.
Para que a gestão industrial seja facilitada e seja possível transformar esforços em resultados, a SGPlan tem recursos próprios para cada área da indústria. Assim, o gestor de projetos acessa via software dados de todos os setores da indústria que facilitam a tomada de decisões, permitindo um gerenciamento de projetos completo.
Realize um gerenciamento excelente com a SGPlan, o sistema de gerenciamento próprio para indústrias focado na gestão de resultados. Acesse o nosso site para conhecer mais sobre o programa ou entre em contato através do WhatsApp.

Última atualização em 3 de September de 2024