Indústrias com um controle interno eficiente não precisam temer auditorias e sabem que seu patrimônio está devidamente protegido. As medidas administrativas e contábeis de controle interno são responsáveis por assegurar e salvaguardar a indústria, além de permitirem que os objetivos sejam alcançados satisfatoriamente.
O controle interno deve estar presente em todos os setores da indústria e, para maior eficácia, são necessárias informações e dados específicos e corretos. Por essa razão, muitos gestores optam por sistemas de gestão industrial, pois eles evitam erros e facilitam o controle eficiente.
Continue a leitura para conhecer mais sobre a importância dos controles internos nas organizações e como sistemas de gestão podem auxiliar esse setor essencial em todo negócio.
Qual a Importância do Controle Interno nas Organizações?
O controle interno permite que os objetivos da indústria sejam atingidos de forma satisfatória e garante que o patrimônio esteja devidamente protegido. Por essa razão, as medidas de controle visam evitar fraudes, equívocos, erros e demais problemas que comprometam a organização.
Indústrias que não possuem um bom controle interno podem sofrer graves problemas ou chegar à falência. Logo, o funcionamento da indústria depende desse controle, aí está a importância dos controles internos nas organizações.
Para implementar um controle interno assertivo e eficaz, é necessário entender o seu funcionamento e quais são seus principais elementos. No próximo tópico, apresentamos o assunto com mais detalhes.
Leia também: Entenda os Motivos Para Utilizar Relatório Diário na Indústria
Quais são os Tipos de Controles Internos?
Em suma, o controle interno é dividido entre atividades de cunho contábil e cunho administrativo. Isso porque questões de organização interna impactam diretamente o setor financeiro, logo, o patrimônio da indústria. Para realizar esse controle interno, são necessários 5 elementos básicos:
- ambiente de controle;
- avaliação de risco;
- atividade de controle;
- informação e comunicação;
- monitoramento.
Tais elementos estão presentes no controle interno contábil e no controle interno administrativo. Para compreender mais sobre as atividades específicas de cada tipo de controle interno, confira os tópicos abaixo.
Quais são os controles contábeis?
O controle interno contábil refere-se principalmente à proteção patrimonial da empresa. Logo, todas as ações dentro da indústria, que estão de alguma forma relacionadas ao patrimônio, devem passar pelo controle interno contábil. Seu objetivo é evitar erros, desvios de patrimônio ou problemas com impostos. Veja abaixo algumas atividades que podem ser realizadas pelo controle interno contábil:
- sistemas de conferência e autorização;
- divisão de funções;
- comprovação de operações realizadas;
- controle físico de ativos;.
- auditoria interna.
Qual é o conceito de controle administrativo?
Já o controle interno administrativo realiza atividades relacionadas à eficiência de processos e de negócios. Veja abaixo o que essa área pode fazer.
- análise de lucratividade;
- controle de qualidade;
- manuais internos;
- treinamento de colaboradores;
- rotação de atividades.
Como visto, as atividades do setor de controle interno estão presentes em toda a indústria diariamente, coletando dados e analisando informações a fim de conquistar objetivos e evitar falhas que possam comprometer a indústria ou seu patrimônio.
Por essa razão, em pequenas e médias indústrias é fundamental um software de gestão industrial, pois só dessa maneira é possível supervisionar todos os setores e verificar informações adequadamente. Para compreender melhor os benefícios desse recurso, confira o tópico seguinte.
Importância da SGPlan no Controle Interno de Indústrias
É inviável e ineficiente que o responsável pelo controle interno esteja atento a todos os processos que ocorrem dentro da indústria. Por essa razão, é necessário que a equipe operacional esteja alinhada com o setor e que o gestor tenha disponível uma ferramenta que o auxilie na coleta de informações.
Justamente pensando na realidade da indústria, a SGPlan foi desenvolvida, proporcionando aos gestores industriais as funções assertivas e eficazes para realizar o controle interno através da tela do computador. Confira abaixo as funcionalidades específicas da SGPlan apenas para o controle interno:
- pagamento de contas;
- fluxo de caixa;
- controle de arquivos e documentos;
- controle de tabelas;
- compras;
- estoque;
- protocolos de comunicação;
- monitoramento real time;
- controle de manutenção;
- controle de ferramentaria;
- controle de produção;
- controle de paradas.
Por meio do acompanhamento em tempo real de todos os setores industriais, o controle interno é facilitado, tendo em vista que recebe informações corretas e dados precisos. Garantindo, assim, o objetivo central do controle interno que é a proteção do patrimônio da indústria.
Construa diariamente uma indústria sólida com resultados exemplares e expressivos. Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou site para conhecer todas as funcionalidades da SGPlan focadas na gestão de resultados.

Última atualização em 3 de September de 2024