As auditorias são avaliações dos processos internos de uma indústria ou empresa. Logo, uma indústria que já foi auditada tem a chance de aprimorar sua operação, a fim de obter resultados melhores. Os documentos, mapeamento dos processos, ferramentas usadas, entre outros, são alvos todos dessa avaliação.
Mas não há necessidade de temer esse momento, apenas preparar-se e assimilar todos os problemas encontrados depois após auditoria. As indústrias que ouvem e partem para a solução dos problemas encontrados, sem dúvidas, conseguem passar à frente de seus concorrentes.
O Que é a Auditoria na Indústria?
A auditoria pode ser interna ou externa, ou seja, feita por terceiros, empresas especialistas ou parte da equipe. Também pode ter diferentes intenções, que vão além da melhora dos processos, porque há auditorias com a intenção de obter certificações de qualidade, como o ISO 9001, por exemplo.
De qualquer forma, todos os processos são avaliados de forma detalhada, passando por cada atividade feita, cada setor e assim por diante. Além de entender se há necessidade de cada passo feito, é preciso avaliar se estão feitos conforme foram projetados. Afinal, toda empresa tem a expectativa de que a equipe de cada setor segue a linha de trabalho conforme proposto.
3 Tipos de Auditoria
1. Auditoria Financeira
A auditoria financeira está ligada à gestão de patrimônio da indústria do ponto de vista fiscal e contábil. Visa compreender se os recursos estão sendo bem gastos, além de verificar se os registros são fiéis à realidade. Junto às obrigações legais, como pagamento devido de impostos. Normalmente, é feita por pessoas da área de contabilidade.
2. Auditoria de Qualidade
A auditoria de qualidade é nada mais do que o controle de qualidade de todas as atividades, processos, sistemas, produtos e serviços. Esse é o tipo de auditoria que pode colaborar para aumento da produtividade, já que avalia minuciosamente as atividades internas e apresenta problemas que devem ser resolvidos.
3. Auditoria Operacional
Se os processos são avaliados, as pessoas que fazem parte deles também o são, sendo a auditoria operacional direcionada mais para equipe da administração. O resultado consiste em mais facilidade no cumprimento dos objetivos e metas estipuladas pela diretoria.
Como Estão os Documentos da Sua Indústria?
Se a sua indústria está para receber qualquer tipo de auditoria, é preciso estar preparado. Comunicar isso aos setores é o primeiro passo e, depois, formalizar cada um dos processos, pois tudo deve ser padronizado. É preciso também documentar as ações, de preferência dentro desse padrão.
E, claro, as ferramentas são essenciais para que essa preparação aconteça, como é o caso dos softwares. A sua indústria já possui um sistema que consiga atender todas essas demandas? Hoje, os documentos são armazenados e gerados com base na tecnologia, por isso, investir em equipamentos e sistemas de qualidade pode fazer toda a diferença.
Um exemplo disso aconteceu recentemente com uma empresa que foi desinterditada graças ao software SGPlan, que auxiliou a equipe na elaboração de inventários de máquinas e equipamentos e Prontuário das Instalações Elétricas (PIE), todos documentos exigidos pelo Ministério do Trabalho.
A sua indústria está para ser auditada? Pense em como estão os seus documentos, se os processos, equipamentos, equipe e sistemas estão condizentes com o necessário.
Para mais informações sobre o software SGPlan acesse o site ou entre contato conosco pelo WhatsApp.
Última atualização em 3 de September de 2024