Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

10 Indicadores de Segurança no Trabalho Que Você Deve Acompanhar

Os indicadores de segurança do trabalho são parâmetros que medem a eficácia das medidas preventivas na segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores. Além disso, é uma forma de identificar pontos de melhoria, a fim de implementar ações mais alinhadas com as necessidades dos profissionais. Se você é gestor de uma indústria, é essencial que saiba quais são esses indicadores e, neste texto, apresentamos alguns deles. Leia e confira.

Saiba quais são os 10 indicadores de Segurança do Trabalho 

Segurança do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos adotados pelas empresas com o objetivo de proteger os funcionários contra acidentes e doenças ocupacionais. Para garantir a segurança dos trabalhadores, as empresas devem cumprir as normas regulamentadoras da segurança do trabalho e acompanhar os indicadores de segurança do trabalho.

Os indicadores são ferramentas que permitem às empresas monitorar os riscos ocupacionais e avaliar a eficácia dos programas de prevenção. A seguir, você confere 10 dos principais indicadores de segurança do trabalho. Continue.

1. Taxa  total de acidentes

A taxa de acidentes é um indicador importante para a segurança do trabalho, pois aponta o número de acidentes que ocorrem em um determinado período de tempo. Essa taxa pode ser calculada a partir da divisão do número de acidentes pelo número de horas trabalhadas.

2. Frequência de acidentes

A frequência de acidentes demonstra o número de acidentes em um determinado período de tempo e pode ser calculada da seguinte maneira:

TF = (N x 1.000.000) / HR

 N: número de acidentados

3. Gravidade dos acidentes

O indicador gravidade dos acidentes analisa os acidentes em relação aos danos à saúde, à propriedade e à produtividade na indústria. Essa taxa pode ser calculada da seguinte maneira:

 TG = (TC x 1.000.000) / HR

TC = Tempo Computado – dias perdidos com os acidentes.

HR – Horas de Exposição – horas trabalhadas pelos outros funcionários.

4. Tipo de acidente

Esse indicador visa mensurar os tipos de acidentes que ocorrem com mais frequência no chão de fábrica a fim de diminuí-los. Dessa forma, o tipo de acidente pode ser determinado pelo tipo de lesão, a causa do acidente e/ou o local onde acontecem mais acidentes.

5. Porcentagem de doenças ocupacionais

Muitos colaboradores adoecem em decorrência das condições de trabalho nas indústrias, isto é, por doenças ocupacionais. Essas doenças podem ser causadas devido à má alimentação durante o expediente, o trabalho repetitivo, o estresse no ambiente laboral, entre tantas outras causas. 

6. Precauções de segurança

As precauções de segurança avaliam o uso de equipamentos de proteção, as regras de segurança e as medidas preventivas na indústria. As precauções de segurança podem reduzir o número de acidentes e diminuir a gravidade dos acidentes.

7. Capacitação dos trabalhadores

A capacitação dos trabalhadores é um indicador da qualificação e competência que cada colaborador possui. Dessa maneira, pode ser identificado pela qualificação adquirida, o nível de habilidade e a experiência prática adquirida dentro da indústria para lidar no chão de fábrica

8. Tempo para resolução

Outro indicador de extrema importância é o tempo para resolução dos incidentes, que visa manter um registro das ocorrências desde o momento em que elas são relatadas. Isso permite o cálculo do tempo necessário para a investigação e solução dos problemas que costumam surgir. Dessa forma, a indústria tem noção de como proceder e quanto tempo deve esperar para resolver. 

9. Programas de segurança do trabalho

Os programas de segurança do trabalho refletem o empenho da indústria em manter o ambiente laboral seguro. Esses programas podem compreender medidas preventivas, instruções de treinamento e exames e análises de acidentes.

10. Número de trabalhadores afetados pelos acidentes

O número de trabalhadores afetados pelos acidentes mensura a quantidade de colaboradores que ficaram incapacitados ou que tiveram que ser afastados do trabalho devido a acidentes. Esse indicador pode ser calculado dividindo o número de trabalhadores afastados pelo número total de trabalhadores em um determinado período.

Como você pôde notar ao longo deste artigo, conhecer os indicadores de segurança do trabalho, monitorá-los e realizar treinamentos de prevenção são etapas muito importantes para reduzir o risco de acidentes e doenças ocupacionais. Uma forma de monitorar as métricas e obter informações confiáveis ​​é utilizando um software de gestão industrial como o SGPlan. Leia o próximo tópico e entenda.

Acompanhe Indicadores e Garanta a Segurança do Trabalho com a SGPlan

No decorrer deste artigo, você pôde notar a importância dos indicadores de segurança do trabalho para as indústrias. Esse acompanhamento pode ser simplificado e otimizado com auxílio da tecnologia, através de um software de gestão industrial como a SGPlan, que gera todos os dados necessários para tomar medidas mais assertivas em relação à segurança dos colaboradores da indústria.  

Se você estiver interessado em saber mais sobre como a SGPlan ajuda na rotina de indústrias de todo o Brasil, visite nosso site e confira tudo o que a SGPlan tem a oferecer. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo WhatsApp. Temos uma equipe pronta para auxiliá-lo.

software-de-gestao-industrial-sgplan

Última atualização em 3 de September de 2024

Leave a comment