Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Entenda a Diferença Entre Manutenção Preditiva, Preventiva e Corretiva

Você chega para trabalhar na fábrica, o dia está cheio de atividades, os prazos estão terminando e é necessário produzir ao máximo, mas, ao ligar os equipamentos, percebe que um deles não está funcionando corretamente e precisa de manutenção. Como resolver esse problema, já que existe manutenção preditiva, preventiva e corretiva?

Para responder essas dúvidas e evitar que você e a sua indústria não sofram o transtorno de ter uma parada em algum equipamento, produzimos este artigo. A seguir, você confere como funciona a gestão de manutenção no chão de fábrica e como aplicar a manutenção preditiva, preventiva e corretiva da maneira certa.

Importância da Gestão de Manutenção no Chão de Fábrica

Basicamente, a gestão de manutenção no chão de fábrica é responsável por evitar que os equipamentos estraguem e, caso quebrem, consertá-los. Ou seja, na situação citada no início do texto, em que há a falha de um equipamento, o setor responsável por resolver o problema é o de manutenção.

A gestão de manutenção se tornou popular a partir do período da Segunda Guerra Mundial, quando o setor industrial passou a receber mais demandas e percebeu que, para manter a produtividade, era necessário consertar os equipamentos. Logo, inicialmente, o tipo de manutenção mais utilizado era a manutenção corretiva.

Após esse período, o setor industrial passou a utilizar ações sistemáticas que evitavam que os problemas aparecessem, aumentando a longevidade do equipamento e melhorando o desempenho da fábrica. Assim, a manutenção preventiva se tornou mais popular. 

Por fim, com a indústria 4.0 e a evolução da tecnologia, o setor industrial passou a receber equipamentos que necessitavam de uma supervisão além dos aspectos que o gestor podia observar fisicamente. Assim, surgiu a manutenção preditiva, para analisar tecnicamente o funcionamento dos equipamentos industriais

No entanto, muitas indústrias ainda não aplicam corretamente as três modalidades de manutenção, acabando por realizar apenas correções quando necessário. Tal tática, além de pouco eficiente, é muito mais custosa financeiramente para a indústria. Para elucidar essa questão, explicamos no tópico seguinte a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva.

Leia também: A importância do Planejamento e Controle da Manutenção [PCM] 

O que é Manutenção Preditiva, Preventiva e Corretiva

Existem duas categorias de manutenção: as planejadas e as não-planejadas. No grupo das não-planejadas, encontra-se a manutenção corretiva. Já nos grupos das manutenções planejadas, encontram-se a manutenção preditiva, a manutenção preventiva e a manutenção corretiva. Sim, a manutenção corretiva também pode ser planejada, para entender a diferença entre todas, continue a leitura deste tópico.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é o tipo mais recente e tecnológico, pois é feita com base em análises sobre o funcionamento dos equipamentos. Por isso, geralmente, é feita através de um software próprio, como a SGPlan. 

Com os indicadores obtidos na manutenção preditiva, é possível traçar um plano de ações de manutenção preventiva ou corretiva antes que o problema apareça. Podemos chamá-la de bola de cristal do chão de fábrica. 

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é a ação em si, como trocar o óleo do carro. Ela deve ser realizada de forma periódica de acordo com a necessidade de cada equipamento. Sua função é prevenir falhas e estragos, garantindo o bom funcionamento de toda a fábrica.

Manutenção Corretiva

Por fim, a manutenção corretiva é o mais famoso tipo de manutenção. Sua função é resolver falhas e problemas que estejam no equipamento, seja uma parada total ou mesmo a perda de desempenho. 

Há duas modalidades de manutenção corretiva, a programada e a não-programada. A primeira corresponde à atividade de evitar falhas e detectar problemas, antes da parada total do equipamento. Já a segunda é quando o equipamento falhou e precisa de conserto urgente para restabelecer seu funcionamento.

Como Saber Qual Manutenção Realizar?

Após a explicitação das diferenças entre os tipos de manutenção, como decidir qual realizar? Se pensarmos no exemplo apresentado no início do texto, em que o equipamento parou de funcionar,  certamente, a manutenção corretiva é a que deve ser realizada, pois o equipamento apresenta uma falha que precisa de correção imediata.

Ainda pensando no exemplo, posteriormente à correção, a gestão de manutenção deve realizar a manutenção preditiva, para analisar como está o funcionamento do equipamento e identificar quando a manutenção preventiva deve ser realizada. Essa abordagem serve para evitar que uma nova manutenção corretiva seja necessária, garantindo a disponibilidade dos equipamentos.

Enfim, de forma simples e objetiva, se o equipamento está funcionando corretamente: manutenção preditiva e manutenção preventiva. Porém, se o equipamento apresenta falhas ou parada total: manutenção corretiva. Lembrando que a manutenção corretiva é mais onerosa, já que o gasto com a correção é imprevisível. Com essas práticas, a intenção é implementar uma estratégia que torne inversamente proporcional a relação entre as manutenções preventivas e preditivas com as corretivas.

Se você está buscando maneiras para realizar a gestão de manutenção de forma facilitada e alinhada com a tecnologia, um software especializado é a melhor solução. Programas como a SGPlan facilitam a manutenção preditiva, oferecendo relatórios diários sobre o funcionamento dos equipamentos, indicando quando são necessárias correções ou ações preventivas.

Logo, se você tem interesse em adquirir o software de gestão industrial da SGPlan, acesse o nosso site oficial para conhecer nossas funcionalidades, ou entre em contato conosco através do nosso WhatsApp.

sistema de gestão para chão de fábrica

Última atualização em 3 de September de 2024