Você chega na fábrica em um dia corrido, as atividades com prazos estão esgotando e, de repente, descobre que um dos equipamentos está danificado. Contudo, a produção depende desse equipamento para continuar, pois, se parar, haverá prejuízos para a indústria. Toda essa situação poderia ter sido evitada se a planilha de controle de manutenção estivesse atualizada.
Você sabe qual é a melhor maneira de realizar o controle de manutenção de sua indústria? Continue lendo e descubra.
Por que fazer o controle de manutenção?
Todo gestor do setor de manutenção sabe da importância de fazer o controle de manutenção das máquinas e equipamentos da indústria. O controle de manutenção é muito importante para evitar as manutenções corretivas nos equipamentos e máquinas industriais, que implicam em muito mais gastos.
Ao seguir o controle de manutenção planejada de maneira adequada, há grande redução de falhas nos equipamentos e pausas nos processos para reparos, aumentando a produtividade da indústria e reduzindo os gastos. Existem alguns tipos de manutenção que são realizados, a seguir, você conhece alguns deles.
Leia também: Passo a Passo Para Criar Um Plano de Manutenção de Equipamentos
Tipos de manutenção
Existem alguns tipos de manutenção de máquinas e equipamentos em uma indústria, tais como:
- Preditiva: a manutenção preditiva se baseia em uma análise sobre o funcionamento dos equipamentos. Por isso, geralmente, é feita através de um software próprio para isso.
- Preventiva: a manutenção preventiva deve ser realizada de forma periódica de acordo com a necessidade de cada máquina e equipamento e tem o intuito de prevenir falhas, garantindo o funcionamento da indústria.
- Corretiva programada: tem o objetivo de evitar falhas e detectar problemas antes da parada total do equipamento.
- Corretiva não-programada: quando o equipamento realmente falha e precisa de conserto urgente para voltar a funcionar.
Com tantos tipos de manutenção a serem realizados para manter o funcionamento dos equipamentos de sua indústria, é indispensável que haja organização e planejamento desse controle. Na próxima seção, apresentamos a você os motivos de deixar a utilização de planilhas no passado. Continue a leitura e entenda.
Abandone as planilhas de controle de manutenção
Há um tempo, as planilhas eram uma das únicas maneiras de realizar o controle de equipamentos de uma indústria, mas, com a tecnologia em avanço, não há motivos para continuar tendo dores de cabeça criando inúmeras planilhas.
A tecnologia evoluiu e está a seu favor, contribuindo para um trabalho mais completo e eficiente. A seguir, mostramos para você alguns motivos para deixar de lado as planilhas. Confira.
Por que Não Fazer o Controle de Equipamentos Através de Planilhas
Obviamente, criar planilhas em Excel ou em outros programas (muitas vezes até manualmente) leva muito tempo e ainda pode oferecer vários riscos à indústria. Separamos alguns dos motivos pelos quais você deve abandonar de vez as planilhas, são eles:
- Baixa confiabilidade de dados: as planilhas tradicionais não oferecem segurança, pois seus dados e informações podem ser alterados a qualquer momento, o que pode resultar em arquivos corrompidos ou excluídos do computador por qualquer pessoa.
- Análises pouco aprofundadas: para alcançar o objetivo básico do controle de manutenção, é necessário uma análise sólida dos possíveis problemas no maquinário, traçar um plano de ações de manutenção preventiva ou corretiva antes que o problema apareça. Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
- Falta de integração com outros sistemas: atualmente, não integrar processos em uma organização pode custar um atraso de produtividade. Sendo assim, o gestor precisa compreender que tudo está interligado e que todos os sistemas precisam se comunicar.
Agora que você já conhece alguns dos motivos pelos quais abandonar as planilhas de controle de equipamentos, apresentamos a maneira mais eficiente de realizar este e outros processos. Continue a leitura e saiba mais.
Leia Mais: Entenda a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva
Software de Gestão Industrial
Se você está buscando maneiras para realizar a gestão de manutenção de forma facilitada e alinhada com a tecnologia, um software especializado é a melhor solução. Programas como a SGPlan facilitam a manutenção preditiva, pois oferecem relatórios diários sobre o funcionamento dos equipamentos e indicam quando são necessárias correções ou ações preventivas.
Com os softwares, é possível traçar um plano de ações de manutenção antes que o problema realmente apareça. Softwares de gestão industrial, como a SGPlan, facilitam o controle de manutenção da indústria, pois disponibilizam o diagnóstico dos equipamentos e todos os dados necessários para que a gestão possa realizar as atividades de prevenção.
Entre em nosso site para conferir todas as funcionalidades disponíveis na SGPlan. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou acesse o nosso site para descobrir como podemos auxiliar você na gestão da sua indústria, temos uma equipe pronta para atender você.
Última atualização em 3 de September de 2024