Tanto se fala sobre ela, mas, afinal, o que é inteligência artificial? Sendo um dos pilares da quarta revolução industrial, a IA é um dos maiores avanços tecnológicos da humanidade e, hoje, está presente em praticamente todos os espaços.
A IA saiu da imaginação e das telas dos cinemas para adentrar em lugares como as plataformas de streaming e o chão de fábrica. Neste texto, você encontra mais detalhes sobre o que é inteligência artificial e suas aplicações. Confira.
Leia também: Quais são os Principais Softwares de Gestão da Manutenção?
O que é Inteligência Artificial?
Para definir de forma simples o que é inteligência artificial, podemos dizer que ela é a união entre ciência e engenharia, tornando capaz a produção de máquinas inteligentes. Apesar de ser de 1956, essa definição de IA , criada por John McCarthy,continua atual.
Essa ideia de “agentes inteligentes” surgiu com Alan Turing durante uma palestra dada em 1947, quando o cientista questionou se era possível as máquinas pensarem. A partir de então, os estudos da área avançaram e tornaram possível o que conhecemos hoje como inteligência artificial.
A união gerada pela evolução da big data, da computação em nuvem e dos bons modelos de dados é o que permite a IA aprender e desenvolver-se, alcançando níveis que antes eram apenas teóricos.
Entre as diversas aplicações da inteligência artificial, algumas podem ser destacadas quando falamos do setor industrial. No próximo tópico, você confere essas aplicabilidades e seus detalhes.
Inteligência Artificial na Indústria?
Agora que você já sabe o que é inteligência artificial, vamos conhecer as aplicações dessa tecnologia que é um dos pilares da indústria 4.0. Confira abaixo os detalhes de quatro tipos de IA que são utilizadas no setor fabril.
Machine learning (aprendizado por experiência)
O aprendizado por experiência está concentrado no desenvolvimento de algoritmos que permitem que as máquinas aprendam com os dados. Esse conhecimento faz com que a IA melhore o seu desempenho ao longo do tempo, podendo analisar dados, detectar padrões e tomar decisões de forma autônoma.
Natural Language Processing (processamento de linguagem natural)
Você já conversou com uma assistente virtual? Essa funcionalidade existe por meio de códigos que possibilitam às máquinas processar e entender a linguagem humana de forma eficaz.
A partir dessa capacidade de compreensão, os sistemas, equipamentos e máquinas podem interpretar e responder a comandos de voz, traduzir idiomas e gerar texto de forma autônoma, o que propicia uma interação contínua.
Computer vision (visão computacional)
Possibilitando aos computadores a “visão” e a interpretação de imagens, a computer vision permite a identificação de padrões que favorecem o reconhecimento de objetos, pessoas e emoções.
Na indústria, esse campo da inteligência artificial pode ser utilizado na automação de processos de inspeção, contagem e rastreamento de objetos, controle de qualidade e na identificação de equipamentos desgastados.
Robótica inteligente
Retratados em filmes de ficção científica como máquinas que querem dominar o mundo, os robôs inteligentes que estão presentes na indústria não se assemelham aos seus parentes fictícios.
O ramo da robótica inteligente trata de máquinas autônomas que podem interagir e realizar tarefas sem necessidade de intervenção humana constante, utilizando sensores e dados para essas ações.
Esses robôs são programados para efetuar tarefas industriais complexas e em assistências diárias, como na inspeção de qualidade, montagem e paletagem de produtos, liberando trabalhadores para realização de outras demandas.
Como você pode perceber durante a leitura deste texto, a Inteligência Artificial é um ramo da tecnologia que está mudando a forma como a indústria funciona, automatizando processos rotineiros e, por muitas vezes, repetitivos.
Um dos campos em que a IA atua para auxiliar no funcionamento fabril é na análise de grandes quantidades de dados. Ela facilita a rotina dos gestores, fornecendo insights valiosos para tomadas de decisões. Nesse campo, os softwares de gestão, como o SGPlan, se tornam um ótimo investimento para sua empresa. Conheça mais detalhes abaixo.
Análise de Dados Eficaz com a Inteligência Artificial
Ao ler esse texto, você descobriu o que é inteligência artificial e suas aplicações na indústria. Entre essas utilizações está a análise de dados, uma etapa importante na hora de tomar decisões assertivas.
Para que essa etapa seja feita de forma confiável e rápida, você deve contar com um programa de qualidade. O SGPlan é um software de gestão que reúne todos os dados da sua indústria em um só lugar, fornecendo insights e gráficos personalizados para você. Entre em contato pelo nosso site ou pelo nosso WhatsApp e agende uma demonstração hoje mesmo.
