Conhecido no Brasil como “Produção Enxuta”, a origem do Lean Manufacturing remonta ao Japão, esse processo de produção após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de eliminar os desperdícios industriais.
Esse desperdício é definido como uma atividade que não agrega valor algum para o cliente, visto que acaba por causar um maior custo na produção. Quando a empresa incorpora o Lean Manufacturing aos processos produtivos da empresa, ele complementa os avanços da indústria e otimiza a produção.
Você quer saber quais são os benefícios do Lean Manufacturing? Continue a leitura e descubra.
Confira também: Entenda as 5 Etapas do Gerenciamento de Risco
Qual a Origem do Lean Manufacturing?
Em 1948, a ideia que leva à criação do Lean Manufacturing surge com Taiichi Ohno e Eiji Toyoda, engenheiros industriais da Toyota. Seu método de produção fez os japoneses passarem na frente do resto do mundo na indústria automobilística.
Porém, o termo foi criado somente em 1990 por James Womack, Daniel Jones e Daniel Ross, com a publicação do livro “A Máquina que Mudou o Mundo”, em que os autores buscam desvendar o Sistema Toyota de Produção.
A origem do Lean Manufacturing foi influenciada fortemente pela filosofia 5S, chamada assim por causa das cinco palavras em japonês que a formam. Esse sistema buscava garantir a qualidade dos processos e manter a competitividade dos produtos japoneses.
Confira os 5 princípios dessa filosofia:
- Seiri (utilização): deixar no ambiente de trabalho o que é necessário;
- Seiton (organização): estabelecer um lugar para guardar cada recurso, facilitando seu acesso;
- Seiso (limpeza): ao manter o ambiente de trabalho limpo, é possível identificar eventuais causas de sujeira;
- Seiketsu (normalização): estabelecer padrões para os processos e disseminar os valores e as práticas das normas anteriores;
- Shitsuke (autodisciplina): os colaboradores devem seguir as instruções, mas também devem ser capazes de se autogerir.
Agora que você já sabe mais sobre qual foi a origem do Lean Manufacturing, vamos entender como esse sistema é dividido.
As 8 Categorias do Lean Manufacturing
O método de produção enxuta é dividido em 8 categorias que visam eliminar desperdícios durante a produção industrial. Abaixo, explicamos cada uma dessas divisões para você.
- Transporte: visa evitar o movimento desnecessário de ferramentas, estoque, equipamentos e produtos;
- Estoque: manter recursos em excesso parados, acarreta um desperdício de insumos pelos quais o cliente não vai pagar;
- Movimentação: refere-se a movimentação de pessoas e busca otimizar o deslocamento entre setores e aprimorar a rotina de trabalho do funcionário;
- Espera: quando o material, a informação, às pessoas ou os equipamentos estão parados e ociosos;
- Superprodução: ao produzir antes e/ou em maior quantidade do que o cliente necessita, geramos um estoque em excesso;
- Processamento excessivo: qualquer operação ou processo além do que o cliente precisa não irá gerar lucro para a empresa;
- Retrabalho: a necessidade de ter que refazer um produto ou processo;
- Intelectual: quando os colaboradores têm conhecimentos e capacidades que não são aproveitadas pela empresa.
Para implementar o processo de produção enxuta na sua operação, você precisa saber que o primeiro passo é envolver todos os funcionários e líderes nessa mudança, cada um deles deve entender o fluxo de trabalho em cada etapa da produção para poder aperfeiçoar esses processos.
Colocando em prioridade o aperfeiçoamento das técnicas e métodos utilizados e os processos de produção que realmente são necessários para gerar valor e para evitar desperdícios.
Três Benefícios do Lean Manufacturing
Desde sua origem, o Lean Manufacturing busca eliminar os possíveis desperdícios que podem ocorrer durante o processo de produção. Porém esse método traz consigo outros benefícios, continue lendo e descubra alguns deles.
- Organização dos recursos: o princípio fundamental do Lean Manufacturing é evitar despesas, excessos de materiais, tempo, mão de obra ou energia, produzindo a quantidade e qualidade certa para o cliente;
- Aumento dos lucros: esse benefício anda junto com a redução de despesas e a organização de recursos, ao entender e aperfeiçoar suas operações você acaba por aumentar seus lucros;
- Produtividade e eficiência: ao aumentar a produtividade e a eficiência, a empresa tem um aumento na produção, na redução dos custos e na melhoria da qualidade.
Ao longo da leitura deste texto, você pôde perceber que os benefícios do Lean Manufacturing são muitos e variados, sendo este método uma maneira de melhorar a eficiência e a lucratividade da sua empresa.
Você já usa o Lean Manufacturing? Ou quer utilizar esse método na sua empresa? A SG Plan ajuda você a aperfeiçoar sua gestão e operação. Continue lendo e saiba como.
Com a SG Plan Você Melhora os Seus Processos
Durante este artigo contamos um pouco da origem do Lean Manufacturing, um método de produção que busca eliminar desperdícios e aperfeiçoar processos de uma empresa, a partir de uma gestão qualificada.
Para que você alcance esse objetivo rapidamente, a SG Plan oferece soluções de software que se adaptam a sua necessidade, aumentando sua produtividade e reduzindo os custos de produção com insights exclusivos e acesso a dados em tempo real. Entre em contato pelo Whatsapp e descubra como podemos ajudar você.
Última atualização em 7 de June de 2024