Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

5 Vantagens do Sistema Supervisório

Independente do segmento da indústria, o acompanhamento dos dados gerados no processo produtivo deve ser feito constantemente. Para suprir a necessidade do monitoramento dos dados do chão de fábrica, existe o sistema supervisório, ou seja, um conjunto de técnicas e ferramentas que permitem às indústrias monitorar e gerenciar seus processos industriais em tempo real. 

Para explicar tudo sobre esse tipo de sistema, neste post, você confere como funciona um sistema supervisório e as 5 principais vantagens que oferece para as indústrias. Continue a leitura do artigo e saiba mais.

Como Funciona o Sistema Supervisório?

O sistema supervisório é um conjunto de ferramentas que realiza a coleta, monitoramento e armazenamento de dados sobre o processo de produção e instalações físicas das  indústrias. Para que esse acompanhamento ocorra, o sistema conta com sensores, alarmes  e outros instrumentos de medição para coletar, em tempo real, dados sobre o funcionamento do processo produtivo.

Um sistema supervisório pode realizar muitas funções diferentes, tais como o acionamento de maquinário e válvulas, controle manual de atividades, detecção de irregularidades, criação de diagnósticos, reconfiguração e muito mais. Para entender melhor como eles funcionam, é importante descobrir seus componentes e funções, tais como:

  • Sensores: os dados coletados pelos sensores são processados ​​e convertidos em um formato utilizável por máquinas conectadas à estação de monitoramento do sistema. Isso envolve temperatura, pressão, níveis e o status operacional de qualquer máquina conectada ao sistema.
  • Atuadores: os atuadores permitem ligar e desligar equipamentos, alterar o estado operacional dos dispositivos e até mesmo mover objetos.
  • Estações remotas: nessas estações ocorrem as aquisições de dados através de dispositivos que conectam os equipamentos monitorados com a central de monitoramento, como os PLC’s ou RTU´s.
  • Rede de comunicação: é a plataforma que mantém o fluxo de informações entre as estações remotas e a estação de monitoramento.
  • Estação de monitoramento central: onde as informações são monitoradas e supervisionadas constantemente.

Agora que você já sabe como funciona um sistema supervisório e os seus componentes, a seguir, você conhece as vantagens desse tipo de sistema para as indústrias. Continue a leitura.

mulher de cabelos cacheados sentada em frente ao computador analisando o sistema supervisório
O sistema supervisório acompanha os dados sobre a linha de produção industrial

5 Vantagens do Sistema  Supervisório para a Gestão Industrial

A utilização de um sistema supervisório pode oferecer diversas vantagens para uma indústria, não apenas para a linha de produção, mas também para a gestão industrial. Para saber quais são as vantagens desse tipo de sistema, confira os próximos tópicos.

1. Diminuição das paradas de manutenção

Ao utilizar um sistema supervisório, o tempo de inatividade do maquinário é monitorado de perto, permitindo a identificação rápida e possíveis problemas. Isso permite que as falhas do equipamento sejam resolvidas de forma ágil e o tempo de inatividade do equipamento seja analisado e reduzido.

2. Aumento da produtividade

Com a redução do número de paradas durante o processo produtivo, consequentemente, a produtividade da indústria aumenta. Isso ocorre, pois, a observação remota de falhas e suas causas permitem que decisões mais assertivas sejam tomadas, o que auxilia na melhora da comunicação em relação às falhas e otimiza a produtividade.

3. Melhora na qualidade dos produtos

O sistema supervisório permite o monitoramento da qualidade dos produtos em tempo real e fornece feedback sobre os pontos onde ocorrem falhas no chão de fábrica. Isso permite que as indústrias tomem medidas para a correção dos problemas antes que os produtos defeituosos sejam enviados aos clientes.

4. Redução de custos

Ao utilizar um sistema supervisório, as indústrias têm a possibilidade de identificar quais são as áreas em que os custos estão sendo desperdiçados. Dessa maneira, os gestores possuem recursos para tomar medidas a fim de reduzi-los.

5. Contribuição para a tomada de decisão 

Com base nos inúmeros dados coletados pelo sistema supervisório, é possível que os gestores tomem decisões mais assertivas sobre como melhorar as operações no chão de fábrica, a fim de otimizar o processo produtivo. 

Como você pôde perceber até aqui, as indústrias são beneficiadas de diversas formas por um sistema supervisório. Com esse tipo de sistema, fica muito mais fácil acompanhar o processo produtivo. Um software que possibilita a criação do sistema supervisório é a SGPlan, para saber mais sobre nossa solução, continue a leitura.

Otimize sua Gestão com a SGPlan

A SGPlan é um software que visa acompanhar constantemente as necessidades das indústrias, possibilitando a implantação de um sistema supervisório já utilizado pela indústria ou a solicitação da montagem do sistema pela nossa equipe.

Se você procura um software customizável que possibilite a montagem de um sistema supervisório eficiente e tenha outras tantas funcionalidades integradas para os processos de gestão, manutenção e produção no chão de fábrica, acesse nosso site ou entre em contato conosco através do nosso Whatsapp.

software de gestão industrial SGPlan

Leave a comment