Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Entenda Como Elaborar um Plano de Manutenção Preventiva

Manter a lucratividade e a produtividade são um dos maiores desafios das indústrias, principalmente aquelas de pequeno e médio porte. Por essa razão, é fundamental um plano de manutenção preventiva, pois ele garante a alta eficiência dos equipamentos e evita a perda de recursos importantes com correções emergenciais.

A fim de estabelecer um plano de manutenção preventiva, são necessárias algumas estratégias para que ele seja realmente efetivo e traga resultados a curto, médio e longo prazo para a indústria. Conheça mais sobre manutenção preventiva e como implementá-la em seu negócio com a leitura deste artigo.

Read more: Entenda Como Elaborar um Plano de Manutenção Preventiva

A Importância da Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é capaz de proporcionar mais segurança, redução de custos e aumento da vida útil dos equipamentos. Suas ações são responsáveis por manter os equipamentos com o funcionamento mais eficiente possível, evitando, assim, estragos, acidentes e paradas para correção.

Ao pôr em prática o plano de manutenção, garante-se o aumento da produtividade da equipe e vida útil dos equipamentos, já que ocorrem menos falhas, evitando a necessidade de correções ou a reposição de equipamentos. Para que você possa implementar um bom plano de manutenção e executá-lo corretamente, confira a seguir o passo a passo da manutenção preventiva.

Leia também: Entenda a Diferença Entre Manutenção Preditiva, Preventiva e Corretiva 

Passo a Passo de um Plano de Manutenção Preventiva

Um bom plano de manutenção preventiva necessita de etapas bem definidas, que facilitem sua execução e garantam mais eficiência do projeto. A seguir, conheça quais são essas etapas e o que fazer em cada uma delas.

1º passo: planejar

Neste momento, é importante construir o plano de manutenção junto à equipe, para que a implementação possa ser bem executada. Com a equipe reunida, é necessário estabelecer objetivos, como, por exemplo, diminuir o número de manutenções corretivas.

2º passo: realizar um bom cadastro

Ao definir os objetivos do plano de manutenção, é o momento de realizar um cadastro completo de todos os equipamentos, materiais e matérias. O objetivo aqui é identificar as especificidades de cada item e onde estão localizados dentro da indústria. 

3º passo: desenvolver procedimentos de manutenção preventiva

Após ter o inventário em mãos, o próximo passo é identificar como realizar a manutenção preventiva de cada um dos equipamentos, como, por exemplo, definir quando trocar o óleo ou peças. Também, deve ser decidido o período em que

Após ter o cadastro em mãos, o próximo passo é identificar como realizar a manutenção preventiva de cada um dos equipamentos, como, por exemplo, definir quando trocar o óleo ou peças. Também, deve ser decidido quando ocorrem as manutenções, se por necessidade técnica ou por período semanal, mensal, trimestral, semestral ou anual.

Nesse passo, também é possível realizar o cálculo de MTBF (Mean Time Between Failures), que em tradução livre significa Tempo Médio entre falhas. Com os resultados, é possível saber qual o tempo médio que ocorrem as falhas de cada equipamento e programar de maneira ainda mais assertiva as manutenções preventivas. 

4º passo: estabelecer um calendário de manutenção preventiva

A quarta etapa consiste em criar um cronograma de manutenção preventiva, listando a prioridade de cada item e comunicando o cronograma para a gestão de produção e de projetos, para que possam alinhar seus prazos ao plano de manutenção preventiva.

Confira em nosso Instagram: Qual a diferença entre manutenção preventiva e manutenção preditiva?

5º passo: treinar a equipe de colaboradores operacionais

Ao estabelecer o planejamento, realizar o inventário, decidir os procedimentos e o calendário, é o momento de treinar a equipe de colaboradores que está responsável por realizar as manutenções e manter o cronograma em dia. É importante que essa equipe receba instruções objetivas sobre como e quando realizar a manutenção de cada equipamento, evitando erros e mantendo a vida útil dos itens.

6º passo: revisar o plano e a execução

Independente se este é o primeiro ou o décimo plano de manutenção preventiva, é comum haver erros e pontuar aspectos que devem ser melhorados e revisados. Por essa razão, junto a sua equipe de colaboradores, revise os objetivos e procedimentos de todos os equipamentos e mantenha os cadastros atualizados.

Dica Bônus: a Tecnologia Como Principal Aliada da Manutenção Industrial

Como apresentado no texto, o plano de manutenção e sua execução exige total controle por parte da gestão. Isto é, é fundamental manter todas as informações atualizadas e uma comunicação clara e objetiva com a equipe operacional.

Infelizmente, mesmo nas indústrias de pequeno e médio porte, é comum ocorrerem desencontros de informações ou perdas de dados. Por essa razão, é necessário um software de gestão industrial, como a SGPlan, facilitando a comunicação entre a equipe e fornecendo informações em tempo real sobre todos os equipamentos e produções.

Se você tem interesse em implementar um bom plano de manutenção preventiva em sua indústria e sente a necessidade de manter as informações atualizadas e de fácil acesso a toda a sua equipe, entre em contato conosco através do nosso site ou WhatsApp para conhecer nossas funcionalidades específicas para a gestão industrial.

sistema de gestão para chão de fábrica

Última atualização em 3 de September de 2024

Leave a comment