Para os gestores do setor industrial, a indústria 4.0 não é nenhuma novidade e, justamente, por estarem inseridos no contexto da chamada quarta revolução industrial, sabem da importância dos dados para o funcionamento e eficiência da indústria. Pensando nisso, queremos mostrar para você, gestor, as possibilidades de como tratar e manejar os dados de todos os setores da indústria.
A análise e a gestão de dados no setor industrial se tornaram de fundamental importância ao longo dos últimos anos. Com o grande avanço dos recursos disponíveis, tais como o aprimoramento robótico e as tecnologias de informação e comunicação, por exemplo, é preciso sistemas mais aptos para lidar com os volumes de dados.
Logo, soma-se a esse cenário as exigências cada vez maiores do mercado e dos consumidores, que alavancam a corrida pela eficiência e pela entrega de produtos ambiental e socialmente responsáveis – o que aumenta ainda mais a geração de dados.
A Gestão de Dados nos Setores da Fábrica
Todo gestor já teve que tomar decisões sem possuir suporte, ou seja, já precisou decidir sobre algo baseado apenas em sua experiência e intuição. Por essa razão, os gestores sabem da importância de ter informações assertivas na hora de calcular os próximos passos e garantir a qualidade do trabalho.
Nesse sentido, os dados são os maiores aliados da gestão eficiente, pois contribuem para a formação de uma visão mais realista da situação dos setores, bem como também da percepção de problemas e necessidades de cada um. Há duas áreas de destaque em que o gerenciamento de dados é fundamental, veja:
- Chão da Fábrica: a gestão de dados permite que a produção seja mais eficiente, por exemplo:
• gerar relatórios sobre o tempo de funcionamento das máquinas;
• gerar avisos sobre o desgaste das peças e equipamentos;
• auxiliar o planejamento da manutenção dos equipamentos;
• analisar o processo de produção, gerando relatórios que indicam a necessidade de ajustes.
- Comercial: o setor comercial das fábricas também pode se favorecer da gestão de dados, tanto ao receber informações da linha de produção quanto ao ter seus próprios dados tratados. Alguns exemplos são:
• geração de relatórios sobre aceitação de produtos no mercado;
• avaliação do público-alvo, aprimorando as estratégias de marketing;
• logística, apresentando histórico de custos de frete para cada região.
Como Gerenciar os Dados de Tantos Setores?
Ao pensarmos no volume de informações gerado em cada setor da fábrica, a tarefa de gerenciar dados pode parecer árdua. Porém, a própria tecnologia já traz formas de manejar os dados de maneira eficiente e confiável. Hoje, existem no mercado alguns softwares destinados exclusivamente ao tratamento e gestão de dados nos setores da indústria. Eles podem integrar as diferentes áreas, considerar a produção, avaliar as necessidades dos colaboradores externos etc.
Um dos mais eficientes softwares para a gestão de dados é o SGPlan. Ele funciona para indústrias de qualquer porte, possui manuseio fácil com interface intuitiva. Seu uso pode ser a diferença entre uma indústria saudável e aquela que não conseguiu se adaptar a essa revolução. Para mais informações sobre o nosso software exclusivo SGPlan, acesse o nosso site ou entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Última atualização em 3 de September de 2024