Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

5 Estratégias Para Melhorar a Gestão da Manutenção Industrial

Engana-se quem acredita que a única responsabilidade da gestão de manutenção é a correção de equipamentos com defeitos. Na verdade, grandes indústrias utilizam diversos tipos de manutenção para manter a cadeia produtiva em dia e garantir ao máximo a qualidade dos produtos.

Se o que você busca é melhorar a gestão de manutenção de sua indústria, garantindo mais produtividade, eficiência e segurança, continue a leitura deste artigo. Selecionamos os principais tópicos para auxiliar você nesta tarefa. Boa leitura.

Qual a Importância da Gestão de Manutenção?

Para compreendermos a importância da manutenção em uma indústria, podemos pensar no funcionamento do nosso próprio corpo. Diariamente, fazemos diversas ações de manutenção, como higienização, alimentação, atividade física, entre outras atividades que têm como objetivo manter o bom funcionamento do nosso corpo e mente.

Essas ações garantem energia e saúde suficientes para realizarmos nossas atividades diárias. Ou seja, a manutenção não é apenas corrigir problemas, como tomar um remédio para gripe, mas sim um conjunto de ações. 

Ao traçar um paralelo com a indústria, podemos perceber que ela também precisa de diversos tipos de ações para o pleno funcionamento, tendo como responsável pelas atividades o setor de manutenção, constituído pela gestão, os equipamentos e  colaboradores.

Além de correções pontuais, esse setor é responsável por prevenir e predizer problemas, garantindo que todos os equipamentos funcionem de maneira correta, mantendo a cadeia produtiva e evitando o desperdício de tempo, matéria-prima e insumos. Enfim, há diversos tipos de manutenção, sendo três os mais utilizados e conhecidos. Confira a seguir quais são e em quais momentos são indicados.

Os Principais Tipos de Manutenção

Conhecer os tipos de manutenção existentes garante a gestão da indústria a possibilidade de realizá-la da maneira mais adequada, poupando tempo e, principalmente, orçamento. A seguir, confira como funcionam a manutenção preventiva, preditiva e corretiva:

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é responsável por prever problemas. Suas ações devem ser realizadas em intervalos regulares de tempo, a fim de identificar, por exemplo, desgastes no equipamento, substituindo peças antes que estraguem e causem uma parada na linha de produção.

Leia também: O que é MTBF? E qual Sua Relação Com a Manutenção Preventiva?

Manutenção Preditiva

O objetivo da manutenção preditiva é predizer falhas, ou seja, antecipar seu acontecimento e já realizar o reparo necessário. Sua ação se dá pela aplicação de técnicas de análise adequadas para cada tipo de equipamento, garantindo o bom funcionamento.

Manutenção Corretiva

Por fim, a manutenção corretiva ocorre quando há uma falha, por exemplo, provocada pela quebra de alguma peça. Nessas situações, há a necessidade de parar o equipamento, o que causa atrasos na linha produtiva.

É importante salientarmos que nenhum tipo de manutenção evita o outro, todos são necessários. No entanto, a intenção é que se evite ao máximo a manutenção corretiva, pois, em geral, é a mais custosa tanto para o orçamento quanto para a produtividade da indústria.

5 Estratégias Para Melhorar a Gestão de Manutenção

Há estratégias para aplicar as manutenções de maneira inteligente, garantindo ainda mais produtividade desse setor. Confira a seguir quais são essas 5 maneiras e como aplicá-las na sua gestão de manutenção.

1. Planejamento

Certamente, você já ouviu falar em planejamento e controle de manutenção, que nada mais é do que três etapas: planejamento, controle e execução. Como vimos no tópico anterior, a manutenção preventiva e a preditiva necessitam de uma periodicidade e é aqui, nesse momento, que elas devem ser decididas.  

2. Gerenciamento de Pessoas

Toda a sua equipe de colaboradores deve estar alinhada com o planejamento de manutenção da indústria, para saber o que fazer caso identifique problemas. Além disso, o setor também deve ter outros colaboradores responsáveis pela manutenção e que conheçam os protocolos de manutenção estabelecidos pela gestão.

3. Controle de Custos

Dentro do planejamento de manutenção, deve haver um controle de custos e do orçamento dedicado para cada tipo de manutenção. Como vimos anteriormente, a intenção da manutenção preventiva e preditiva é evitar as correções, por isso, sua periodicidade é importante e tais ações têm um custo que deve estar separado no orçamento.

4. Monitoramento diário

O monitoramento dos equipamentos deve ser constante, seja ele realizado pelo gestor e sua equipe ou por softwares especializados em manutenção. Identificar um possível problema, mesmo que pequeno, também faz parte da manutenção, garantindo a melhor qualidade possível do produto final.

5. Software de gestão

Softwares de gestão industrial, como a SGPlan, fornecem relatórios diários sobre o funcionamento dos equipamentos. Essa funcionalidade garante que a gestão saiba exatamente a situação de cada ferramenta através da tela do computador. Dessa maneira, todas as etapas anteriores são facilitadas, pois a inteligência artificial oferece indicadores sobre tudo o que precisa ser feito.

A partir dessas estratégias e do conhecimento sobre os tipos de manutenção, você garante maior produtividade na indústria e segurança para os colaboradores, mantendo, assim, a qualidade do produto final e aumentando o faturamento anual. 
Se você está pensando em adotar um software de gestão industrial customizado e pronto para auxiliar a gestão de manutenção, entre em contato conosco para conhecer mais sobre a SGPlan.

Última atualização em 19 de September de 2023

Leave a comment