Uma empresa depende de vários fatores para manter sua capacidade técnica e financeira. Ao que se refere às indústrias, especificamente, isso também se aplica. E a manutenção é um dos fatores principais para esses dois pontos.
Afinal, máquinas e equipamentos, assim como a estrutura física, são fundamentais para o funcionamento desse tipo de negócio. Elas precisam estar em dia e em plena eficiência. Mas, para além da questão técnica, é importante controlar os custos que a manutenção gera. Será que você tem o real controle sobre esses custos? Isso é o que discutiremos a seguir, mostrando alguns pontos que indicam se esse aspecto está sendo bem feito.
A Manutenção Passa Por Muitos Aspectos
Primeiro de tudo, é importante dizer que a manutenção de uma indústria não é feita somente a partir das máquinas e equipamentos. Há gastos com água, limpeza do local e das máquinas, segurança, EPIs para os funcionários etc.
Ou seja, ter o controle sobre os custos não significa analisar apenas quanto é usado para recuperar ferramentas ou comprar novas. Como todos os aspectos citados acima são englobados, não é possível ter o controle sem o uso de um programa específico. De forma manual, com arquivos dispersos e em papel ou em documentos digitais simplificados, perde-se muitas informações, sendo impossível manter a devida organização. Dessa maneira, é preciso um software que auxilie na gestão.
O Controle Vem Com a Automação?
Saiba que, você só terá o real controle dos custos de manutenção, se utilizar um programa específico. Com uma plataforma de qualidade, é possível registrar todas as transações relacionadas ao assunto.
É possível dividir entre os diferentes tipos (contas, equipamento quebrados, compra de equipamentos etc) e fazer cálculos, além de bater informações com o orçamento disponível, tornando mais simples a gestão dos recursos sem gastar além do que é possível.
Além disso, com um software, a análise dos custos é mais detalhada e torna mais fácil a identificação de locais em que é possível mexer para diminuir custos e aliviar o orçamento. Isso sem falar que os gestores do sistema podem prever com mais detalhes as necessidades futuras, abrindo espaço para atividades de manutenção preventiva.
Ou seja, para saber se você tem o real controle dos custos de manutenção, também é necessário questionar se você está considerando todos os aspectos necessários e se isso está sendo arquivado e trabalhado em uma plataforma automática, capaz de guardar os dados e transformá-los em informações relevantes para que os gestores consigam planejar novas estratégias.
Caso isso não seja feito e você perceba que não está considerando outros aspectos, além dos custos com manutenção de equipamentos e ferramentas, certamente, a sua indústria não está controlando todos os detalhes necessários.
Por isso, pense seriamente em investir em um software que guarde todas as informações e garanta uma divisão clara, assim como a capacidade de tornar os dados em informações úteis para a gestão. Nesse caso, o gestor será capaz de dizer que tem o controle total sobre os custos de manutenção.
Conheça nosso Serviço
Quer garantir o melhor serviço do mercado, com um sistema que apresenta uma infinidade de recursos e capaz de melhorar sua operação? Entre em contato conosco pelo WhatsApp e acesse também o nosso site para conhecer o SGPlan, o software de gestão criado para atender as demandas específicas do setor industrial.

Última atualização em 3 de setembro de 2024