Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Afinal, o que é Gestão da Qualidade e sua Importância na Indústria?

Em busca de otimizar os processos e aumentar a prospecção do seu negócio? Sabia que a gestão da qualidade é uma medida fundamental para indústrias que desejam se tornar destaque no mercado? Então, se você quer entender o que é gestão da qualidade e como implementá-la corretamente, continue a leitura deste artigo.

Leia mais: Afinal, o que é Gestão da Qualidade e sua Importância na Indústria?

Descubra o que é Gestão da Qualidade

Antes de definirmos o que é gestão de qualidade, é importante definir o termo qualidade, pois, ao pensarmos nessa palavra, geralmente, o que vem à mente é algo positivo, como se algo de qualidade fosse equivalente a algo bom. No entanto, qualidade refere-se às características de algo ou alguém. Isto é, a qualidade pode ser boa ou ruim. 

Dito isso, o que seria gestão da qualidade? Bem, gestão da qualidade é um conjunto de estratégias que tem como objetivo primário a melhoria da qualidade do produto final. O propósito é melhorar constantemente a qualidade dos processos, projetos e de tudo o que a indústria está envolvida.

Para uma gestão da qualidade, existem algumas normas que norteiam esse processo, sendo a ISO 9001 mais conhecida. Essa é um sistema de gestão que objetiva otimizar processos a fim de satisfazer os clientes. 

Qual o ponto essencial dessa gestão?

O ponto essencial dentro da gestão de qualidade é o cliente. Toda a otimização de processos, produção e logística visa, ao final, satisfazer o cliente.  Afinal, ele é o propósito daquilo que a indústria produz.

Seguindo tal linha de pensamento, em que o ponto essencial da gestão da qualidade é o cliente, podemos trazer aqui o conceito de Círculo Dourado, pois se enquadra adequadamente nessa proposta. 

Proposto por Simon Sinek, o Círculo Dourado é um guia de como atingir o sucesso nos negócios, independente da área de atuação. De acordo com ele, no centro do círculo, o ponto mais importante, corresponde ao “por que?”, seguido por “como?” e finalizado por “o quê?”.

Nessa perspectiva, o essencial é saber por que você produz o que produz e nessa questão o ponto-chave é o cliente, pois o seu serviço ou produto é, de alguma maneira, a solução que ele está buscando.

Por essa razão, é fundamental uma gestão de qualidade, pois é isso que garante que todo o processo de produção vise a excelência, tanto da qualidade quanto da experiência do cliente final.

Se o cliente é o central, como a gestão da qualidade pode chegar até ele?

Bem, a partir do que foi mencionado sobre o que é gestão da qualidade, você pode se perguntar quais os passos concretos e quais os pilares que a sustentam. Para responder essas questões, trouxemos três pilares da gestão da qualidade, confira.

Liderança inspiradora

Mesmo que a sua equipe de colaboradores seja constituída por grandes talentos, a liderança desse time é o que permite que entreguem os melhores resultados. Isso ocorre por que é da responsabilidade da liderança guiar seus colaboradores, indicando como melhorar os processos e aproveitar melhor as qualidades de cada um.

Leia também: Gestão de Colaboradores: Aumente o Engajamento de Sua Equipe

Espírito de equipe

Em uma indústria, a colaboratividade e o espírito de equipe são fundamentais, afinal, processos produtivos demandam diversas etapas que devem estar alinhadas entre todos. 

Além disso, quando surgem desafios, problemas ou erros, é importante que a equipe tenha o sentimento de responsabilidade e pertencimento para encontrar a melhor solução possível no momento. Quanto mais engajada a equipe, melhores são os resultados.

Gestão baseada em dados

Por fim, mas tão importante quanto os itens anteriores, a gestão da qualidade deve ser baseada em dados concretos. Isso permite maior objetividade nas estratégias e medidas que os gestores devem tomar para a melhoria da qualidade. 

Para facilitar esse processo, a tecnologia pode ser a maior aliada, pois pode oferecer dados e informações precisos para que a liderança possa visualizar de maneira completa tudo o que ocorre dentro e fora da indústria.

reunião de alinhamento de equipe, quatro pessoas sentadas em uma mesa retangular com notebooks, celulares e tablets
Liderança inspiradora, espírito de equipe e gestão baseada em dados são os pilares da gestão da qualidade em indústrias.

Como a Tecnologia Pode Colaborar com a Indústria

Quando falamos de utilizar a tecnologia para facilitar a gestão da qualidade, não estamos nos referindo a planilhas do Excel, mas a softwares, que realizam todo o mapeamento e gestão da indústria, como a SGPlan.

pessoa apontando com uma caneta os gráficos de uma folha de papel
A análise de dados é o que permite uma boa gestão da qualidade nas indústrias.

Esse tipo de ferramenta, as ERPs (Enterprise Resource Planning), proporciona uma visão 360º de toda a indústria, disponibilizando dados específicos de cada setor, auxiliando a gestão a tomar decisões mais estratégicas e assertivas. Com isso, é mais simples realizar a gestão da qualidade.

Se você quer conhecer mais sobre a SGPlan e os benefícios desse software para a sua indústria, acesse o nosso site ou entre em contato conosco via WhatsApp. Temos uma equipe pronta para atender você e responder todas as suas dúvidas.

sistema de gestão para chão de fábrica

Última atualização em 19 de julho de 2022

Deixe um comentário