Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Importância do Inventário de Equipamentos em Indústrias de Fertilizantes

Imagine ser gestor de uma indústria de fertilizantes em que todos os processos de produção, armazenagem de matéria-prima e transporte dos fertilizantes envolvem uma série de equipamentos e máquinas. A regulamentação e fiscalização desses equipamentos é primordial para o  funcionamento da indústria e um dos documentos envolvidos nesse processo é o inventário de equipamentos.

Você sabe a importância do inventário de equipamentos para a sua indústria e para a segurança do trabalho? Nesse artigo, explicamos tudo sobre esse documento tão importante para as indústrias. Continue a leitura e saiba mais.

O que é o inventário de equipamentos?

O inventário de equipamentos é o documento que, para além da fiscalização, organiza e mantém o controle sobre o uso e relevância dos equipamentos de uma indústria, assim como realiza o balanço patrimonial e garante a segurança do trabalho

O inventário de equipamentos nada mais é que uma lista em que devem conter a relação de todas as máquinas de uma empresa, como o tipo, capacidade, sistemas de segurança, entre outras informações relevantes. Deve também estar indicada em uma planta baixa a localização de todas as máquinas e equipamentos dentro da empresa, de acordo com a Norma Regulamentadora Número 12 (NR-12).  

Além disso, o inventário é importante para o controle dos equipamentos e máquinas por parte dos gestores da empresa, pois, além de evitar danos aos equipamentos, garante a segurança dos empregados que manejam o maquinário. Na próxima seção, você confere a relevância do inventário segundo a  NR-12, a Norma Regulamentadora que trata do uso seguro de máquinas e equipamentos em uma empresa. Continue lendo para saber mais.

Leia também: Entenda Como Elaborar um Plano de Manutenção Preventiva

O Inventário Segundo a NR-12 

Se você se pergunta se o inventário de equipamentos é um documento obrigatório, a resposta é SIM. Segundo o item 12.18.1 da NR-12, há exigência de que as indústrias criem e mantenham atualizado o inventário de máquinas e equipamentos para a garantia da segurança do trabalho.

Caso o inventário não esteja de acordo com a NR-12, a indústria pode receber multa. Sendo assim, quando realizada a fiscalização, é solicitada a apresentação dos documentos que comprovam a adequação da empresa à NR-12 e, consequentemente, ao inventário de equipamentos. 

A seguir, você confere quais itens são importantes para constar em um inventário. Continue a leitura.

Itens que Podem Compor o Inventário de Equipamentos

Em um inventário de equipamentos, é importante constar as seguintes informações para a eficiência da indústria:

  • Identificação do equipamento: para a identificação da máquina ou equipamento, deve haver um detalhamento com o tipo, número de série, nome do fabricante, ano, modelo, entre outros dados que sirvam para a  identificação;
  • Localização: em uma planta baixa da área de produção ou canteiro de obras, deve constar a posição de todo o maquinário da empresa.
  • Fotos:  no inventário, pode conter fotos dos equipamentos para auxiliar na identificação e em suas localizações;
  • Características técnicas: descreve-se a capacidade de produção do equipamento, sua potência, consumo de energia, entre outras informações;
  • Pontos de riscos e análise de riscos: são identificados e analisados os pontos de riscos de cada equipamento.

Com todos os itens apresentados, é possível perceber que realizar o inventário traz organização e segurança para os equipamentos da indústria, mas como criar este documento?

O gestor da empresa tem o papel de redigir esse documento, que muitas vezes pode ser trabalhoso de fazer. Porém, existe uma solução para abandonar as diversas planilhas que podem se perder com facilidade. Como facilitador desse processo existe um software de gestão para a sua indústria. Confira abaixo.

Leia também: A Importância de um Software Que se Adapte aos Processos da Indústria

Software para indústrias de fertilizantes

Após ler sobre a importância do inventário de equipamentos para indústrias, você compreende que existe a necessidade de realizar esse documento para manter sua empresa ativa, tendo em vista que tanto os acidentes em ambiente de trabalho quanto as possíveis multas de não adequação são problemas para o funcionamento da indústria.

Uma forma de garantir que os equipamentos de sua indústria estejam de acordo com a NR-12, é realizando o inventário de maneira mais simples e prática,otimizando o seu tempo e deixando de lado a criação de diversas planilhas diferentes. Uma forma eficiente de fazer isso é utilizando um software de gestão industrial adequado que realiza o inventário de equipamentos de sua empresa, assim como permite integrar todas etapas do processo de gestão, manutenção e produção da sua indústria.

O programa de gestão industrial que ajuda a sua empresa é a SGPlan, a nossa solução para indústrias focadas em atingir resultados eficientes. Acesse o nosso site ou entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp para descobrir como a SGPlan auxilia na gestão da sua indústria.

sistema de gestão para indústrias e fábricas

Última atualização em 3 de setembro de 2024

Deixe um comentário