Com o mercado cada vez mais competitivo, os gestores precisam fazer o necessário para garantir que a indústria cresça e ganhe destaque. Para isso, é essencial manter o índice de produtividade de mão de obra alto e acompanhar regularmente seus indicadores. Pensando nisso, neste post, você entende o que é o índice de produtividade e quais os principais indicadores para as indústrias. Leia e saiba mais.
Leia Também: 10 Indicadores de Segurança no Trabalho Que Você Deve Acompanhar
O que é índice de Produtividade da Mão de Obra?
Diferente da produção, que representa o resultado do fluxo produtivo da indústria, a produtividade diz respeito às estratégias, ferramentas e protocolos utilizados para atingir o resultado final e melhorar o processo de produção.
Ou seja, a produção é o fruto dos esforços da indústria como um todo. Dessa forma, a produtividade se concentra nos processos e ações de seus trabalhadores para alcançar o objetivo final.
Nesse contexto, o índice de produtividade é a chave para o sucesso em qualquer indústria, e criar e monitorar regularmente os indicadores de produtividade é necessário por vários motivos, tais como:
- para dar uma visão geral dos processos e seu desempenho;
- para reduzir o desperdício de insumos;
- para identificar gargalos de produção;
- para fornecer base para decisões mais assertivas;
- entre outros.
Portanto, para que as indústrias mantenham a qualidade dos produtos, otimizem gastos e garantam decisões mais assertivas, é essencial manter um acompanhamento constante dos indicadores de produtividade. No próximo tópico, apresentamos alguns dos principais indicadores de produtividade. Continue a leitura e saiba mais.

Principais Indicadores de Produtividade
Os indicadores de produtividade desempenham um papel importante na avaliação do rendimento e da eficiência dos processos industriais e nos resultados dos colaboradores. Dessa maneira, são analisados diferentes fatores relacionados à produção para gerar um determinado produto e, nos próximos tópicos, você confere alguns dos principais indicadores. Confira.
Produtividade por homem/hora
Neste indicador, o desempenho de cada colaborador é considerado individualmente. É preciso avaliar não apenas o desempenho operacional, mas também o trabalho administrativo da indústria. Essa análise calcula a quantidade de produtos e atividades concluídas num determinado período, normalmente por hora, mas pode variar de acordo com o turno.
Horas Trabalhadas
Este indicador mensura a quantidade de tempo necessário para a realização de tarefas. Quando a execução for extensa, é possível avaliar os processos para tornar a conclusão mais ágil, preservando o alto padrão de qualidade e evitando o desperdício.
Tempo de inatividade
O tempo de inatividade demonstra o quanto uma máquina ou o trabalhador ficou inativo durante o turno. Quando há falhas ou interferências no processo com certa frequência, esse valor tende a ser significativamente alto, afetando diretamente nos resultados das operações da indústria.
Esses são apenas alguns dos indicadores que você como gestor precisa ficar atento. Agora que já conhece a importância de acompanhar os principais indicadores de produtividade industrial, a seguir, você confere como acompanhar esses dados de maneira mais eficiente: utilizando a tecnologia como aliada.
Acompanhe os Indicadores e Aumente a Produtividade Industrial com a SGPlan
Ao longo deste artigo, você leu sobre a importância do índice de produtividade de mão de obra, bem como a necessidade de acompanhar os indicadores de produtividade nas indústrias.
O acompanhamento desses indicadores pode ser simplificado e otimizado com auxílio de um software de gestão industrial como a SGPlan, que gera todos os dados necessários para você tomar medidas mais assertivas e garantir a produtividade da indústria.
Se você estiver interessado em saber mais sobre como a SGPlan ajuda na rotina de indústrias, acesse nosso site ou entre em contato conosco pelo WhatsApp e saiba de tudo o que a SGPlan tem a oferecer.
Última atualização em 3 de setembro de 2024