As paradas de manutenções planejadas são essenciais para garantir que o maquinário do chão de fábrica funcione perfeitamente e a produtividade industrial não seja afetada. No entanto, muitos gestores acabam realizando somente o plano de manutenção em vez de traçar um cronograma de manutenção para a execução do plano de manutenção.
Mas, afinal, você, gestor, sabe como criar um cronograma de manutenção eficiente para a sua indústria? Pensando em auxiliá-lo na realização dessa tarefa, neste post, desenvolvemos um passo a passo para criação do cronograma de manutenção. Continue a leitura e confira.
Leia Também: Passo a Passo Para Criar Um Plano de Manutenção de Equipamentos
O que é um Cronograma de Parada de Manutenção?
Quando o assunto é parada de manutenção, relacionam-se duas palavras-chave: planejamento e programação. Para o planejamento das paradas de manutenção, é realizado o plano de manutenção, que basicamente responde a perguntas relacionadas às ações no maquinário: o quê? Quem? E como?
Estabelecendo no plano de manutenção o que será feito, quem fará as ações no maquinário e como elas serão realizadas, deve-se definir quando serão as paradas de manutenção, ou seja, a programação. A programação possibilita que uma parada de manutenção seja eficiente, garantindo, através do cronograma de manutenção, a previsibilidade necessária para que as ações sejam realizadas dentro do prazo estipulado.
Para traçar um cronograma de manutenção, você deve definir as datas exatas e o tempo que levará para manutenção de cada maquinário. Esse cronograma deve estar corretamente encaixado no calendário de produção, a fim de evitar interferência na produtividade da indústria, gastos dispendiosos com mão de obra e desperdício de tempo.
Ao pensar no plano e no cronograma de manutenção, deve-se levar em consideração os tipos de paradas de manutenção. Para saber mais sobre os tipos de manutenção, continue a leitura.

Os diferentes tipos de parada de manutenção programada
No cronograma de manutenção, devem estar registrados os tipos de manutenção que serão realizados, pois cada tipo demanda um tempo diferente para a execução. Na divisão das paradas de manutenção programadas estão:
- Preditiva: a manutenção preditiva consiste em um diagnóstico sobre o funcionamento do maquinário através da utilização de um software próprio para a função.
- Preventiva: a manutenção preventiva é realizada periodicamente de acordo com a necessidade de cada máquina e equipamento e tem o intuito de prevenir falhas, garantindo o funcionamento da indústria.
- Corretiva programada: tem o objetivo de evitar falhas e detectar problemas antes da parada total do equipamento.
Ao estabelecer o tipo de parada para manutenção do maquinário, fica muito mais simples calcular o tempo de cada ação e, dessa maneira, você evita possíveis atrasos nas manutenções. Agora que você já conhece o que é um cronograma e os tipos de manutenção, a seguir, apresentamos um passo a passo para a realização dessa tarefa. Continue o artigo e saiba mais.
4 Passos de Como Fazer o Cronograma de Manutenção no Chão de Fábrica
Ao programar o cronograma de manutenção do maquinário do chão de fábrica, não basta anotar em uma planilha ou agenda o dia em que será realizada cada ação. Por isso, para auxiliar você, preparamos um passo a passo das medidas que devem ser tomadas ao criar um cronograma de manutenção. Confira.
1. Calcule o fator de produtividade da mão de obra
É fato que os funcionários não estão disponíveis durante todo o período que estão no trabalho, pois existem fatores que tomam tempo, como a procura por ferramentas, deslocamentos, interrupções, entre outros. No Brasil, calcula-se que a média de produtividade dos trabalhadores dos setores de manutenção é de 25% a 35%.
Sabendo disso, para estabelecer um tempo de execução da manutenção no maquinário, você precisa saber quanto tempo os funcionários levam para realizar cada ação, ou seja, qual o seu índice de produtividade, que pode ser calculado em: número de tarefas realizadas / horas trabalhadas no período.
2. Meça o backlog:
O backlog é o indicador de tempo que mede o acúmulo de atividades não finalizadas. Entre essas atividades, constam as ordens de serviço planejadas, pendentes, programadas e executadas na manutenção.
Medir o backlog evita atrasos na execução das ações e é importante para a identificação de sobrecargas na equipe ou tempo ocioso. Sendo assim, para que a parada de manutenção seja eficiente, é necessário saber quais demandas devem ser cumpridas antes de definir um novo cronograma.
3. Analise o plano de manutenção detalhadamente
No plano de manutenção devem constar informações sobre as frequências das manutenções, seus objetivos, o maquinário que será submetido à manutenção, as prioridades, entre outros itens.
Ou seja, não é possível traçar um cronograma sem ter aprofundamento no plano de manutenção, pois o plano é fundamental para definir o tempo de realização das ações em cada máquina e equipamento.
4. Defina as datas para execução das manutenções
O último passo é a criação definitiva do cronograma, a hora de agendar todas as ações em datas específicas, levando em conta todos os itens apresentados anteriormente.
O ideal é agendar estrategicamente as manutenções, de maneira que as tarefas que necessitem de uma mesma ferramenta, grupo de funcionários ou recursos não coincidam. Para isso, você deve incluir todas as informações necessárias na ordem de serviço de quem realiza cada manutenção.
Seguindo esses passos para a criação de um cronograma de manutenção, você tem mais domínio sobre as medidas que serão realizadas, o tempo estimado para isso e, dessa forma, a execução das manutenções planejadas se torna muito mais simples. A seguir, você conhece uma maneira de simplificar ainda mais a gestão de manutenção de sua indústria: os softwares de gestão industrial. Continue a leitura para saber mais.
Otimize Processos com um Software de Gestão Industrial
Softwares de gestão industrial, como a SGPlan, facilitam a organização do cronograma de manutenção, já que disponibilizam em tempo real a saúde dos equipamentos e todos os dados necessários, como backlog e históricos de manutenção, para que a gestão possa realizar as atividades de manutenção preditiva e preventiva.
Entre em nosso site para conferir todas as funcionalidades disponíveis na SGPlan. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp. Temos uma equipe pronta para atender você.
Última atualização em 3 de setembro de 2024