Setor de alto impacto na produtividade, a gestão de produção industrial tem como objetivo equilibrar custos, organizar a produção e desenvolver planos para uma produção de qualidade, eficiente e dentro do prazo estipulado.
Indústrias que almejam um melhor posicionamento no mercado necessitam de um bom setor de gestão de produção, já que assim torna-se viável a conquista de resultados ainda mais positivos. Se você quer entender mais sobre como funciona esse importante setor da indústria, continue a leitura deste artigo.
Leia mais: Saiba Como Fazer Uma Boa Gestão de Produção IndustrialO que faz a Gestão de Produção Industrial?
A gestão de produção industrial é a responsável por aumentar a produtividade, a qualidade do produto e entregar uma boa experiência para o cliente final, afinal, ele espera que tudo seja cumprido como prometido. Assim, é dever desse setor evitar que ocorram atrasos na entrega, por exemplo.
Em indústrias com dificuldades de organização, o primeiro objetivo do gestor de produção é organizar e delimitar as atividades e responsabilidades de cada setor e obter dados e informações de todas as áreas. Dessa maneira, é possível traçar um plano que alinhe todos os setores industriais, estabelecendo uma cadeia produtiva sem entraves.
Nas indústrias com metas focadas em crescimento, o papel da gestão de produção industrial também é o de aumentar a produtividade, entregar resultados mais elevados e promover o crescimento do negócio.
De forma resumida, o gestor de produção é o responsável por atividades de organização, controle, condução e monitoramento de processos. Além disso, o profissional deve estar alinhado com os setores de processo, produção, manutenção, recursos humanos, marketing e demais áreas da indústria.
Leia também: Gestão de Resultados: Entenda Como Fazer Uma Análise de Dados
Quais são as Etapas de Gestão de Produção nas Indústrias?
Como mencionado anteriormente, as etapas de gestão de produção nas indústrias são: organização, controle, condução e monitoramento de processos. A seguir, explicamos mais profundamente o que é cada uma dessas atividades. Confira.
- Etapa de organização
As ações de organização envolvem tanto o planejamento quanto a organização. Isto é, elaborar um plano de produção integrado com o financeiro, marketing, fluxo de caixa e as demais áreas da indústria, com o objetivo final de entregar uma excelente experiência ao cliente final.
Já a organização visa traçar uma estratégia para pôr em prática o que está sendo planejado, analisando estoque, capacidade produtiva, corpo de colaboradores e demais itens necessários para a execução do planejamento.
- Etapa de controle
A etapa de controle envolve o acompanhamento da execução dos projetos. O objetivo é que o que está no cronograma seja realizado dentro do prazo estabelecido e de acordo com o que foi planejado. Por essa razão, são necessários softwares de gestão industrial, por exemplo, para que seja possível acompanhar todas as etapas ao mesmo tempo e não perder informações.
- Etapa de condução
A terceira etapa é a de condução, ou seja, conduzir a equipe de colaboradores em como o projeto deve ser realizado. Caso apareçam problemas ou dificuldades durante a execução do projeto, o gestor de produção tem a responsabilidade de resolver da melhor maneira possível.
- Etapa de monitoramento de processos
Por fim, a última etapa é a de monitoramento de processos. Processos são diferentes de projetos e é preciso que a gestão entenda isso. Os processos necessitam de constante revisão, pois são responsáveis por ditar como os projetos devem ser realizados. Por essa razão, a gestão de projetos deve monitorar continuamente os processos, já que eles impactam diretamente a forma com que os projetos são produzidos.
Para realizar essas quatro atividades essenciais para a gestão de produção industrial, existem quatro métodos eficientes utilizados por grandes indústrias. Confira no tópico a seguir quais são e como aplicá-los.
4 Maneiras de Aumentar a Qualidade da Gestão de Produção na sua Indústria
Mesmo compreendendo o que faz a gestão de produção industrial, ainda pode ser difícil visualizar na prática como se dá o trabalho desse setor-chave. Por conta disso, apresentamos quatro métodos altamente eficientes de como aumentar a qualidade dessa área. Confira.
1. Realize mapeamento de processos
É fundamental conhecer todas as etapas de produção, desde a matéria-prima até a entrega do produto final para o cliente. Isto é, é necessário que o gestor de produção esteja integrado às áreas de produção, manutenção, logística e estoque.
2. Treine seus colaboradores
Colaboradores treinados constantemente trabalham de forma mais eficiente, cometem menos erros e são mais produtivos. Logo, é necessário mantê-los atualizados em relação aos equipamentos e às boas práticas de fabricação.
3. Crie roteiros de produção
É fundamental a criação de um plano mestre de produção, podendo ser em formato de roteiros, checklists, fluxogramas ou o métodos de organização mais adequados ao perfil da indústria. Por meio disso, é possível que os colaboradores de diferentes setores saibam quais suas tarefas e como devem ser feitas.
4. Utilize uma ERP
ERP (Enterprise Resource Planning) em português significa Planejamento de Recursos Empresariais, é uma importante ferramenta utilizada também por indústrias. Sua função é facilitar o gerenciamento, oferecendo dados de todos os setores da indústria de forma integrada.
No mercado, há ERPs próprios para a gestão industrial, como a SGPlan, um software customizável que disponibiliza informações em tempo real para os gestores, facilitando o dia a dia corrido da gestão de produção industrial.
Se você tem interesse em desenvolver um setor de gestão de processos industriais altamente eficiente e assertivo, entre em nosso site ou converse conosco pelo WhatsApp para fazermos uma demonstração de como a SGPlan pode auxiliar na organização de sua indústria e aumentar os seus resultados.
Última atualização em 19 de julho de 2022